Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Setembro de 2011 às 09:28

    Imprimir


Milhares de prefeitos estarão em Brasília nesta terça e quarta-feira, 13 e 14 de setembro, em mobilização liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio das entidades estaduais e regionais municipalistas. O objetivo é pressionar o Congresso Nacional para a pauta de reivindicação, principalmente em relação aos royalties de petróleo da camada pré-sal, a regulamentação da Saúde – Emenda Constitucional 29 – e a apreciação do Veto 23/2009, que prevê o encontro de contas dos débitos e créditos dos Municípios com a Receita Federal e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Na programação do evento estão confirmados encontros com os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maio (PT-RS), e do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), marcados para as 11h e 11h30, respectivamente.

Nas últimas semanas a Associação Mato-grossense dos Municípios mobilizou os prefeitos do estado para participarem do evento. Cerca de 60 confirmaram presença. “Estamos muito otimistas com os resultados desse evento”, assinalou o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, que vai liderar a comitiva de Mato Grosso.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, relembra que os parlamentares assumiram alguns compromissos com os prefeitos e está na hora de efetivá-los. “Entendemos que é hora de voltarmos a pressionar, pois, comprovadamente, só com a presença maciça em Brasília é que conseguimos motivar os parlamentares e governo para cumprir os compromissos com os prefeitos e com o povo”, disse Ziulkoski. Entre as promessas feitas, a presidência da Câmara comprometeu-se com a votação da regulamentação da EC 29 dentro do primeiro semestre, e o presidente do Congresso em encontrar uma solução para a polêmica dos royalties.

Com início marcado para as 9h, no auditório Petrônio Portela, a mobilização também vai pautar debates sobre a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que transfere os ativos de iluminação pública as prefeituras, a nova onda da Crise Mundial, a regulamentação dos convênios, o decreto dos bancos oficiais, o panorama das finanças e outros assuntos de interesse dos gestores municipais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76252/visualizar/