Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Setembro de 2011 às 17:18

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde passou a disponibilizar, desde sábado, no Centro Municipal de Saúde, serviços odontológicos em horários diferenciados para a comunidade. O atendimento de livre demanda está sendo realizado agora também aos sábados, das 6h ao meio-dia, assim como à noite, das 18h à meia-noite, nas segundas, terças e quartas-feiras.

De acordo com Alexandre Tavares, coordenador do setor de Odontologia, o objetivo é facilitar o acesso dos clientes da saúde pública aos serviços. "A dor de dente não vem com hora marcada. Além disso, quem trabalha o dia todo, não tinha como buscar ajuda fora do horário. O serviço aos sábados era outra solicitação da comunidade. Agora, com essa ampliação esperamos melhorar ainda mais o atendimento", falou.

Outra mudança beneficia diretamente os moradores do interior. Agora, é possível buscar os serviços no Centro de Saúde das 6h às 18h, de forma ininterrupta. Antes, era só no período da manhã e em apenas 3 dias à tarde. Além disso, nas terças-feiras a equipe de odontologia está na comunidade Ranchão (50km da sede) e nas quintas-feiras, no Pontal do Marape (150km).

A equipe de odontologia do município é formada por oito dentistas, sete auxiliares de odontologia e suas técnicas em higiene dental. Além do Centro de Saúde, existem consultórios odontológicos instalados nos PSFs Jardim, Colina, Seringueiras, Parque do Sol e Araras. Os moradores da zona urbana são atendidos em seus PSFs, mas em caso de necessidade, as unidades também encaminham pacientes para o Centro de Saúde.

De acordo com Alexandre, são atendidos em media 300 pacientes por semana (1.200 por mês). Tratam-se de procedimentos básicos, a exemplo de extração, restaurações, profilaxias, aplicação de flúor e selantes. "Além disso, realizamos atividades nas escolas do município, a exemplo de escovação supervisionada, aplicação de flúor, palestras orientativas e da distribuição de escovas", explicou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76316/visualizar/