Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Setembro de 2011 às 17:26
Por: KATIANA PEREIRA

    Imprimir


Midia News
Camelôs propõem que a Prefeitura libere a Rua Antonio Maria, em frente à Catedral Metropolitana
Camelôs propõem que a Prefeitura libere a Rua Antonio Maria, em frente à Catedral Metropolitana

Vendedores ambulantes instalados na área central de Cuiabá se negam a desocupar os locais que são usados irregularmente para o comércio. A categoria também tenta derrubar a liminar que obriga a Prefeitura da Capital a retirar os quase 300 ambulantes que trabalham na informalidade.

A decisão é do juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, José Zuquim Nogueira, e a ação foi movida pela Ministério Público Estadual. A alegação é que a ocupação desordenada tem causado danos ao Patrimônio Público, principalmente ao Centro Histórico, que sofre constantes avarias devido a má utilização das vias e passeio públicos.

Na tarde de quinta-feira (8), cerca de 200 camelôs estiveram presentes em uma assembléia-geral, no auditório da Câmara Municipal. Os ambulantes entregam uma proposta para os vereadores encaminharem as reivindicações para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em resumo, a proposta é para que os profissionais não sejam retirados à força por fiscais da Prefeitura. Além disso, os camelôs querem que duas ruas do Centro sejam destinadas para acomodar as barracas.

A proposta dos ambulantes é para que a Prefeitura libere o trecho da Rua Antonio Maria, que vai da frente da Igreja Matriz, passando pelo Palácio da Instrução, e seguindo até o cruzamento com a Travessa João Dias.

O vereador Misael Galvão, que também é presidente do sindicato dos camelôs, sugeriu que a Prefeitura viabilize a reforma do espaço do Mercado Municipal , localizado na Avenida Issac Povoas e Joaquim Murtinho, para proporcionar uma melhor condição de trabalho para os comerciantes ali estabelecidos.

O espaço seria aproveitado para abrigar os camelôs que trabalham a céu aberto nas Ruas 13 de junho e Antônio Avelino Siqueira, Calçadão da Galdino Pimentel e em outras áreas localizadas no Centro da Capital.

Notificação

A Prefeitura de Cuiabá tem até o dia 13 de setembro para remover os vendedores ambulantes da área central da cidade. É o que determina a liminar obtida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE/MT), em ação impetrada para evitar que aumentem os danos já causados ao patrimônio público.

O não cumprimento da decisão no prazo, que passará a contar no momento em que o prefeito Chico Galindo (PTB) for notificado, acarretará em multa diária de R$ 5 mil.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76471/visualizar/