Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Setembro de 2011 às 09:14
Por: ALECY ALVES

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Conclusão partiu das análises de legista contratado pelo MP de que Eiko caiu em pé no precipício, o que não aconteceria
Conclusão partiu das análises de legista contratado pelo MP de que Eiko caiu em pé no precipício, o que não aconteceria
O procurador-geral do Ministério Público Estadual, Marcelo Ferra de Carvalho, decidiu pela manutenção do arquivamento do processo que investiga a morte da estudante de Direito Eiko Nayara Uemura. O pedido de arquivamento já havia sido feito pelo promotor de justiça de Chapada dos Guimarães, César Danilo Ribeiro de Moraes, em janeiro deste ano, contrário ao que a Justiça estabeleceu.

O anúncio, feito ontem à tarde, tem como base um novo parecer técnico do médico e professor legista baiano Luis Carlos Cavalcante Galvão. O especialista foi contratado pelo MPE por R$ 25 mil para analisar laudos, exames e outros documentos reunidos no processo.

O novo parecer é uma resposta à juíza de Chapada de Guimarães, Sílvia Renata Anffe de Souza, que se manifestou contrária ao arquivamento do processo. Ferra disse que já comunicou a magistrada sobre o arquivamento.

A estudante Eiko Uemura foi encontrada morta, aos 23 anos, no Portão do Inferno, um despenhadeiro que fica na estrada para Chapada dos Guimarães, a menos de 50 quilômetros de Cuiabá, no dia 29 de abril de 2009.

Conforme o médico legista Luis Carlos Cavalcante Galvão, ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal (ABML), as lesões produzidas pela queda no corpo da estudante indicam que ela suicidou-se, saltou do despenhadeiro e caiu de pé. A queda foi de uma altura de 53 metros e seu corpo ainda rolou por mais 16,6 metros pelo despenhadeiro.

O parecer do especialista disse que a morte ocorreu em decorrência de lesão raquimedular das primeira e segunda vértebras, causada pelo impacto dos pés no chão, além de outros traumas no pé e mandíbula. Por causa desses traumas Eiko teria sofrido uma parada cardiorrespiratória fulminante. Alguém que é jogado morto de um precipício, como a polícia fez entender no caso da estudante, é praticamente impossível apresentar lesões similares às sofridas por Eiko, segundo Galvão. Um cadáver jamais cairia em pé porque a cabeça e o tronco pesam bem mais, reafirmou.

Sobre o laudo da exumação feita 30 dias depois do sepultamento, onde há a conclusão de que Eiko foi espancada e arrastada, o médico-legista disse que o tempo prejudicaria essas conclusões. A causa da lesão da medula não seria do suposto espancamento, como apontado na exumação, mas do impacto da queda.

Durante dois meses, Luis Carlos Galvão analisou os laudos de necropsia, de exumação do cadáver, da perícia do local da morte, além de exames, entre os quais o toxicológico. A conclusão, baseada em provas técnicas, é que a estudante suicidou-se. Além dos laudos e exames, o médico legista analisou um bilhete deixado pela estudante e o levantamento social sobre sua vida.

Com o arquivamento, o MPE dá por encerradas as investigações de uma das mortes mais polêmicas ocorridas em Mato Grosso. Agora, a reabertura da apuração só poderia ser justificada por uma nova prova, que poderia ser uma confissão ou o depoimento de testemunha ocular, por exemplo. O procurador disse que “só não poderia afirmar que foi suicídio porque não estava no local”. Ele acrescentou que pediu o parecer por causa da repercussão sobre o arquivamento.

A tese de suicídio inocenta o advogado Sebastião Carlos Araújo Prado, que figurava como o principal suspeito da morte da estudante, com quem tinha um relacionamento amoroso. Eiko também era sobrinha do empresário Júlio Uemura, acusado de aplicar golpes na compra de produtos hortifrutigranjeiros, e por quem ela teve o nome usado em empresa fantasma.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76521/visualizar/