Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Setembro de 2011 às 16:22

    Imprimir


A campanha pela coletiva seletiva de lixo em Nortelândia, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Nortelândia em parceria com as secretarias de Educação e Saúde promove uma nova ação dentro do projeto, objetivando conscientizar a população da importância de seu engajamento na luta pela preservação do planeta, assegurando qualidade de vida para o futuro.

O Projeto de Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo iniciou uma nova ofensiva que conta com a participação importante de alunos da rede municipal e estadual de ensino, que estão trocando as sacolas de supermercados recolhidas na rua ou em casa por canetas ou lápis. A campanha acabou virando uma competição entre os estudantes que buscam recolher o maior número de sacolas para ganhar mais canetas e lápis, numa competição saudável para a natureza.

Milhares de sacolas que levariam anos para se decompor na natureza, já foram retiradas do meio ambiente, limpando quintais, ruas e terrenos baldios da cidade, contribuindo inclusive com a limpeza pública da cidade de Nortelândia.

Na manhã desta terça-feira (06.09) a secretaria municipal de assistência social recebeu centenas de sacolas recolhidas pelos alunos da Escola Estadual “Desembargador Olegário Moreira de Barros”, localizada no Bairro da Ponte. A diretora da escola Eva Lino de Souza acompanhou a troca das sacolas por caneta e lápis. A cada 20 sacolas o aluno recebe uma caneta, e um lápis vale 10 sacolas plásticas.
A rede de proteção social básica montada pelas três secretárias já faz um balanço positivo dos primeiros dias desta etapa do projeto e estão admirados da quantidade de sacolas recolhidas pelos alunos. Anita Peron, secretária municipal de Assistência Social, está entusiasmada com o resultado obtido em pouco tempo, e disse acreditar que haverá uma crescente demanda e consequente conscientização de pais e filhos na preservação da natureza para garantir mais qualidade de vida a todos.

Entre os objetivos do programa, é conscientizar a população da importância do envolvimento de cada um no processo, com hábitos saudáveis e corretos no trato com o lixo despejado todos os dias na natureza, e que acaba  comprometendo assim a vida animal, vegetal e humana.

Para isso, em conjunto com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços Urbanos foi desenvolvido um cronograma de coleta do lixo e entulhos. A partir de agora o município só irá recolher o lixo que não puder ser vendido para a indústria de reciclagem, os domésticos e recicláveis terão que ser separados pelos moradores. Os que deixarem o quintal sujo, esparramar lixo na rua ou jogar em terrenos baldios e no quintal do vizinho, jogar entulhos e galhos nas ruas, queimar lixo e outros poderão ser punidos, inclusive com multa. Para punir os infratores serão usadas a lei municipal 165/2010 que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção da limpeza de terrenos urbanos e o Código Sanitário Municipal.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76819/visualizar/