Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Setembro de 2011 às 14:37
Por: Welington Sabino

    Imprimir


Dois protestos marcam o 7 de setembro em Cuiabá, para denunciar as mazelas do poder público perante a sociedade e também para questionar sobre os direitos das famílias que serão desapropriadas em decorrência das obras de mobilidade urbana que preparam Cuiabá e Várzea Grande para receber o Mundial de futebol em 2014. Este é intitulado “O Grito dos excluídos” e organizado por integrantes de movimentos sociais e sindicalistas e ocorreu na manhã desta quarta-feira.

Já o segundo protesto, articulado por meio do microblog Twitter pretende concentrar os manifestantes às 14h30, na praça localizada em frente ao Shopping Pantanal para o ato previsto para acontecer às 16h. Este vem com o tem tema “Chega de fazer papel de palhaço”, uma forma, segundo os organizadores de chamar atenção das autoridades e da sociedade para o debate sobre assuntos de interesse da população, mas que ficam sem discussão e as decisões nem sempre favorecem a maior parte da sociedade.

O local do ato deste ano também foi pensado mirando neste propósito. “Vamos passar na frente de casas de famílias que também serão despejadas para essas obras”, afirmou instantes antes de a caminhada começar. O intuito é chamar atenção das autoridades e da sociedade para o debate. Entre as reivindicações, repúdio a corrupção que assola todo o país com claros sinais de que não será extinta tão cedo,

Organizadores do ato garante que o “comprometimento não é para com benefícios próprios, e sim em defesa dos direitos prescritos em lei e determinado na constituição a todos da sociedade, porém são muitos os prejudicados pelo desmazelo daqueles que governam, e tão pouco fazem para melhorar a vida dessa população que é somente lembrada em época de eleições”. Em uma nota enviada à imprensa, explicam que o movimento tem cunho político, porém, envolvido com questões sociais e não aceitam que políticos queiram se beneficiar da iniciativa com o pretexto de que apoiam o manifesto.

“Salientamos também a nossa indignação perante grupos ligados a partidos políticos que mencionam um suposto apoio ao Grupo Manifesta Cuiabá. Deixamos claro que em momento algum fomos procurados e se quer recebemos qualquer ajuda, refutamos todo e qualquer apoio declarado. Pois o manifesto acima de tudo tem cunho apartidário”, diz trecho da nota.

Já na caminhada dos “excluídos que teve início no bairro Pedregal, o intuito além defender que as questões de desapropriações para a Copa de 2014, foi discutir outros temas diretamente relacionados ao movimento nacional que chega em sua 17º deve mobilizando manifestantes em todo o país por justiça social e garantia de direitos. Com o lema “Pela Vida Grita a Terra. Por Direitos, Todos Nós”, os protestos têm como alvo os escândalos de corrupção, os megaprojetos na Amazônia, as mudanças no Código Florestal e até as obras para a Copa do Mundo de 2014.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76827/visualizar/