Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Setembro de 2011 às 16:25

    Imprimir


Concurso público vai garantir mais 4 mil soldados até o ano da Copa do Mundo
Concurso público vai garantir mais 4 mil soldados até o ano da Copa do Mundo

Um novo concurso para inclusão progressiva de pelo menos mais quatro mil homens na Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT) deverá ser realizado até 2014, ano em que Cuiabá recebe os jogos da Copa do Mundo.

A confirmação foi dada pelo governador Silval Barbosa, ao participar, na última sexta-feira (2), da solenidade de formatura de 1,2 mil soldados da Polícia Militar, no Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Cuiabá.

Os novos soldados oriundos do último concurso público realizado pelo Governo do Estado ingressam como reforço na Segurança Pública de Mato Grosso e serão distribuídos conforme o índice populacional dos municípios do Estado.

Para a região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá serão destinados 678 novos soldados, os quais serão distribuídos entre os seis batalhões metropolitanos que integram os Comandos Regionais 1 e 2 da Polícia Militar, além dos batalhões especializados como o de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran).

Ao Comando Regional de Cuiabá (CR I) serão designados 495 novos policiais. Já o Comando Regional de Várzea Grande (CR II) contará com 183 policiais a mais em seu quadro.

No interior do Estado, o Comando Regional II, de Sinop, ganhará 44 novos policiais; o CR IV, de Rondonópolis, contará com 88 militares a mais; Barra do Garças (CR V) serão 47 policiais no incremento; Cáceres (CR VI) mais 103 soldados; Tangará da Serra (CR VII) mais 78; Juína (CR VIII) 68 a mais; Alta Floresta (CR IX) 29 e Vila Rica (CR X) 44.

Foram quase seis meses de Curso de Formação, que começou em fevereiro deste ano, em 12 cidades de Mato Grosso como Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Juína, Sinop, Alta Floresta,Tangará da Serra e Vila Rica, capacitando os novos militares para prática da atividade policial.

Conforme o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel PM Jorge Antônio de Oliveira Paredes, ao longo de todo o período do curso, os soldados foram preparados e capacitados com orientações teóricas e práticas do cotidiano do trabalho de um policial militar. Segundo Paredes, os alunos tiveram aulas nas áreas técnicas, direitos humanos, cidadania e relações interpessoais.

“Eles estão devidamente capacitados para resolver situações de conflito relacionados a ordem pública. Esses profissionais receberam toda a orientação para se tornarem um profissional a serviço e proteção da sociedade, e para adotar as primeiras providências que uma situação de conflito necessitar, seja ela durante uma discussão de trânsito, familiar, entre outras”, explicou o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.

Com informações da Secom-MT






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76915/visualizar/