Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Setembro de 2011 às 15:39

    Imprimir


Em protesto contra o corte de salários efetuado pelo prefeito de Nova Guarita Antônio José Zanatta, a 667 km de Cuiabá, os trabalhadores da educação acamparam, hoje (06) de manhã, em frente ao prédio da prefeitura. A categoria recebeu o salário referente ao período anterior à greve, iniciada no dia 17 de agosto. A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) vai ingressar com um mandado de segurança a fim de garantir o direito dos profissionais.
Além disso, amanhã (07) haverá protesto durante o desfile cívico de 7 de Setembro, a partir das 7h30. Os manifestantes se reunirão na Escola Estadual 13 de Maio, de onde sairão em passeata. “Esta é mais uma tentativa de desarticular o movimento, mas estamos mobilizados e não abrimos mão dos nossos direitos”, assegurou a secretária de Redes Municipais da subsede, Walquíria Helena Guedes. A principal reivindicação é a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além do reajuste salarial.

A Câmara Municipal também foi alvo de protesto ontem (05) à noite, pois o prefeito encaminhou uma proposta de contratação de seis professores para a rede municipal. “Isso é um absurdo, tanto que nem foi colocado na pauta de votações. Não existem vagas, ele (Antônio Zanatta) apenas quer contratar para nos pressionar a retomar as aulas”, afirmou a sindicalista. Os profissionais da educação estão em assembleia permanente, com 60% de adesão à paralisação.

Acordo descumprido - A luta pela reestruturação do PCCS começou em junho deste ano, quando a categoria ficou em greve entre 21 e 28 daquele mês. A paralisação foi encerrada em função de um acordo que resultou na formação de uma comissão para elaboração do Plano. Tal encaminhamento só foi possível após o titular da Vara Única da Comarca de Terra Nova do Norte, juiz Érico de Almeida Duarte, propor uma audiência de conciliação entre a categoria e o Executivo Municipal. Os estudos foram feitos, mas o gestor não cumpriu o compromisso firmado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76924/visualizar/