Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Setembro de 2011 às 07:47
Por: HUMBERTO FREDERICO

    Imprimir


O governador Silval Barbosa cumprimenta o governador do Pará, Simão Jatene, durante o final do estradeiro ‘Rota da Integ
O governador Silval Barbosa cumprimenta o governador do Pará, Simão Jatene, durante o final do estradeiro ‘Rota da Integ
O deputado federal e presidente regional do PR, Wellington Fageundes, confirmou, durante a expedição ‘Rota da Integração’ de Cuiabá até Santarém, o pedido de exoneração do secretário de Planejamento José Botelho.

O parlamentar também confirmou que o atual secretário de Transportes, Arnaldo Alves, vem sendo cotado pelo partido para que substitua Botelho, já que ele foi o titular da pasta anteriormente.

“As duas pastas são indicações do PR, então mesmo com a saída do Botelho, nós não seremos desprestigiados. De qualquer maneira estamos analisando vários nomes tanto para o Planejamento, caso o Arnaldo continue nos Transportes, quanto para o lugar do Arnaldo, se ele aceitar ir para o Planejamento”, declarou Fagundes.

O governador Silval Barbosa (PMDB) preferiu não falar sobre o secretariado durante a viagem, mas deu a entender que quando voltar pode fazer mudanças. O chefe do Executivo também confirmou que no retorno pretende se reunir com os diretores presidente e de infraestrutura da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo (Agecopa), Eder Moraes e Carlos Brito, respectivamente, para tentar aparar as arestas entre os dois.

“Eu quero os dois trabalhando em harmonia, por isso vou me reunir com eles. Mas não tomarei nenhuma atitude precipitada”, disse. Para os parlamentares presentes na expedição, Fagundes, Carlos Avalone (PSDB), Ondanir Bortoloni, o Nininho (PR), e Romoaldo Júnior (PMDB), não há mais clima entre os dois para continuarem na Agecopa, mas o próprio Silval afastou essa possibilidade.

“Já se chegou a uma situação constrangedora entre os dois dentro da Agência, fica difícil mantê-los. Pelo que conversamos, sentimos que ou sai os dois ou um deles deverá sair”, afirmou Avalone.

A expedição rumo a Santarém, no Pará, foi finalizada ontem à noite pelo governador mato-grossense, ao lado do chefe do Executivo estadual do Pará, Simão Jatene (PSDB). A expedição tinha o intuito de mostrar aos empresários chineses a potencialidade econômica da construção de uma ferrovia que ligaria Cuiabá até a cidade paraense, denominado de ‘Rota da Integração’.

Durante a expedição, Silval passou por seis municípios mato-grossenses, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Matupá e Guarantã do Norte, respectivamente, e por 12 municípios e distritos paraenses, Castelo dos Sonhos, Vila Izaiol, Novo Progresso, Morais Almeida, Vila Três Bueiras, Tucurape, Jamanxim, Caracol, Trairão, Miritituba, Rurópolis, Belterra e Santarém.

O objetivo do governador parece ter sido cumprido. Ao final da expedição os chineses se mostraram otimistas com a possibilidade de construção da ferrovia e, ainda admitiram a possibilidade de investir na ampliação do porto de Santarém.

“Durante todo o trajeto, percebemos que Mato Grosso produz alimentos como poucos lugares no mundo e com a ferrovia até Santarém, ficará mais fácil de exportá-lo. Confirmamos nossas expectativas, e queremos mais: agora pretendemos investir também no Porto de Santarém, para que ele tenha potencialidade de armazenar mais produtos comerciais”, concluiu Cai Xudong. O repórter Humberto Frederico acompanhou o evento a convite da Secom.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76997/visualizar/