Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Setembro de 2011 às 19:05

    Imprimir


Jovens de diversos Estados e sindicatos se reuniram no dia 31 de agosto, em Brasília (DF), para a fundação do Coletivo da Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A primeira secretária do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e coordenadora do Coletivo da Juventude da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), Silvana Silva de Jesus, e o também coordenador do Coletivo da CUT/MT, Alisson Varela, estiveram presentes na atividade.

Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE, parabenizou os jovens pela iniciativa de formar este coletivo. “O grande desafio é a utilização de novas ferramentas, como as redes sociais, para um debate que reflita e renove as formas de luta”, ressaltou. Leão também fez um breve relato sobre a conjuntura nacional da participação de jovens nos movimentos políticos educacionais, em especial nos movimentos ligados à CNTE. 

A professora Claudir Mata, membro da executiva da CNTE, falou sobre a importância da participação de jovens no que se refere ao debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).  Ela apresentou metas e estratégias elaboradas pela CNTE como: a valorização; gestão democrática; financiamento educacional e a formação continuada dos trabalhadores da educação.

Durante as discussões, foram relatadas atividades realizadas com os jovens que estão sendo implementadas por alguns sindicatos com êxito. Nesse contexto, foi apontada a necessidade da criação de coletivos de juventude a fim de fortalecer e ampliar as ações. Destacou-se a importância da formação sindical, que dá subsídios aos debates dos trabalhadores e também à formação de novas lideranças.

O coletivo encaminhou uma carta da juventude à direção da CNTE, com propostas para serem avaliadas e consolidadas pelo CNE. Uma delas diz respeito à criação de uma comissão formada por cinco integrantes, que ficarão responsáveis por encaminhar as demandas do coletivo da juventude. Os encarregados são: Anna Cristina, do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Recife (Simpere/PE); Andressa Rodrigues, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte/MG); Alessandra Primo, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe/PE); Silvana Silva de Jesus, do Sintep/MT, e Silvinha Rezende, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77377/visualizar/