Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 01 de Setembro de 2011 às 07:53
Por: ANA ROSA FAGUNDES

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), recorreu à Assembleia Legislativa para que a Capital possa ser contemplada com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. O prefeito atribui culpa à Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Mato Grosso caso a capital não consiga liberação entrar no PAC 2. O prazo para a a prefeitura enviar documentos à CEF expirou ontem.

Ontem, Galindo esteve na Assembleia para pedir ajuda aos deputados estaduais na liberação dos projetos. Conforme o prefeito há um boicote à prefeitura, pois falta “boa vontade” para a liberação dos projetos.

A reunião do prefeito com os deputados foi a portas fechadas, embora o deputado Emanuel Pinheiro (PR) tenha sugerido que o prefeito usasse a tribuna publicamente para falar com todos. O superintendente da Caixa, Carlos Roberto Pereira, foi procurado para falar sobre o assunto, mas, conforme a assessoria da Caixa, ele não está em Cuiabá, mas em viagem pelo interior.

Na reunião, o prefeito disse que a prefeitura está sofrendo perseguição da Caixa por causa do projeto de concessão de Sanecap. Os recursos do PAC 2 são destinados a obras de saneamento básico, habitação, entre outros. No começo deste mês, na iminência da concessão da Sanecap à iniciativa privada, o Ministério das Cidades determinou que a Caixa Econômica suspendesse os repasses do Programa Federal.

Conforme o deputado Guilherme Maluf (PSDB), os deputados tentariam chamar o superintendente ainda ontem até a Assembleia para uma reunião e na presença de Galindo. Porém, como o superintendente estava viajando, não houve esse encontro.

No entanto, Galindo afirma que conseguiu uma carta do Ministério das Cidades autorizando a continuidade do processo e que, no caso da concessão, a empresa vencedora e apta a explorar os serviços de água e esgotamento da cidade podem fazer o financiamento desse dinheiro destinado a melhorias dos serviços na capital.

Conforme o prefeito, praticamente todas as exigências feitas pela Caixa foram atendidas, mas mesmo assim os projetos não foram aprovados. A exceção foi a exigência de desapropriação para os terrenos onde serão construídas novas estações de tratamento. Segundo o prefeito, foi publicado o decreto que declara de utilidade pública essas áreas, mas não houve tempo de fazer a aquisição. “Estou extremamente crítico com a Caixa de Cuiabá, não vejo boa vontade dos técnicos. O superintendente chegou há 20 dias e seria precipitado falar dele, mas dos técnicos afirmo que não vejo boa vontade”, disse Galindo.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77595/visualizar/