Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Setembro de 2011 às 01:18

    Imprimir


O Coletivo Nacional de Formação se reuniu, na quarta-feira (31), para discutir o primeiro eixo – Concepção Política e Sindical – do Programa de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O objetivo do encontro foi apresentar o conteúdo dos fascículos que vão ser utilizados no programa aos coordenadores de cada Estado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e secretário de Formação da CNTE, Gilmar Soares Ferreira, juntamente com a secretária geral, Vânia Maria Rodrigues Miranda, a secretária de Formação Sindical, Marli Keller, e a diretora da regional Leste II do Sintep/MT, Ana Lúcia Antônia da Silva, participaram da atividade.

Gilmar Soares afirmou que esse programa é muito importante para criar um novo conceito de atuação sindical. “Os nossos sindicatos não promovem a formação política dos professores. Por isso, essa reunião está sendo realizada: para preparar melhor as atividades a serem desenvolvidas nas entidades e possibilitar uma visão crítica da realidade social, que é o objetivo maior do Programa”, ressaltou o professor.

Para o secretário, a atividade de formação é, hoje, central nas entidades filiadas à CNTE, do ponto de vista de que é necessário renovar o quadro de dirigentes. “Trabalhar a formação é fundamental. Nossa meta é preparar os eventos de forma a garantir que o tema trabalhado nos fascículos seja alcançado por todos. Assim, poderemos ter uma melhor contribuição do próprio dirigente na intervenção na sociedade, no sindicato, nas assembléias, nas reuniões de direção e assim por diante”, destacou Gilmar Soares.

Vânia Miranda conta que durante a reunião foram trocadas experiências entre as entidades presentes. Além disso, foram apresentados os cinco fascículos do primeiro eixo do programa, que sofreram revisões: introdução à sociologia; teoria política; economia política; introdução à história do movimento sindical e movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. “Foram feitas propostas metodológicas e de percurso que aplicaremos nas 15 novas turmas que receberão o curso em Mato Grosso”, ressalta.

Marli Keller considera que o curso de formação da CNTE é muito importante para que os profissionais da educação estejam qualificados para defender seus objetivos e garantir seus direitos junto aos governantes. “A reunião foi um desdobramento de um encontro que tivemos em março. Nele, avaliamos a etapa realizada em 15 regionais do Estado. Agora, o material está revisado e pronto para ser desenvolvido com os novos cursistas. A formação da CNTE é muito rica e capacita novos dirigentes para a atuação sindical”, frisa.

Foi entregue aos participantes da reunião o relatório "Elementos para uma avaliação do Programa de Formação da CNTE: um novo conceito de atuação sindical?", de autoria do professor Zacarias Gama, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O relatório abrange a realização do primeiro Programa de Formação da CNTE, efetivado com diversas entidades filiadas no período de 2007-2010, e foi construído a partir do instrumento de coleta de dados enviados em março de 2011, a todas as afiliadas.

A publicação está disponível aqui. Qualquer parte dela poderá ser reproduzida, desde que citada a fonte.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77620/visualizar/