Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 31 de Agosto de 2011 às 14:20

    Imprimir


O prefeito de Denise José Roberto Torres e a Secretária Municipal de Assistência Social e primeira dama Joana Lúcia Moura Torres, retornaram otimistas da visita técnica que fizeram ao segundo maior pólo de confecção do país, no agreste Pernambucano.

Durante cinco dias a missão técnica, organizada pelo Instituto Matogrossense do Algodão (IMA) a municípios que fazem parte do Projeto Japuíra, proporcionou aos prefeitos, secretários municipais e assessores diretos uma visão ampla do que é um pólo de confecção, seus benefícios e transformações provocadas na sociedade. Eles conheceram de perto o impulso que esta atividade econômica ganhou e principalmente a mudança provocada na vida das pessoas. Os municípios pernambucanos possuem praticamente as mesmas características dos Matogrossenses localizados na região Médio-Norte.

De acordo com o consultor técnico do projeto Japuíra, Romero Sobreira de Carvalho, que conduziu a visita técnica, um dos objetivos da viagem é que após os prefeitos e secretários conhecerem as diversas modalidades de confecção existentes, possam optar pelo melhor modelo e implantá-lo em suas cidades.

O prefeito municipal de Denise José Roberto Torres fez um balanço positivo da viagem e demonstrou entusiasmo com a visita ao agreste de Pernambuco.

“Tivemos uma grande oportunidade de conhecer e obter informações importantes sobre a área de confecção e tenho certeza de que teremos sucesso nesta atividade aqui em Denise” avaliou ele.

José Roberto informou ainda que após retornar da viagem, os cerca de 12 prefeitos já se reuniram em Cuiabá e tomaram algumas decisões para viabilizar o pólo de confecção na região. O município de Denise decidiu apostar na malharia como alternativa.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Lúcia Torres, esclareceu que foi possível conhecer todas as fases da cadeia de confecção e a importância dessa atividade na economia das cidades.

“Depois do que vimos lá, entendemos ser perfeitamente possível tornar nossa região um grande pólo de confecção e impulsionar a nossa economia” frisou ela.

A comitiva já conheceu cinco fábricas de todos os tipos de confecções e quatro modelos de comercialização destes produtos. Entre as cidades visitadas, está Santa Cruz do Capibaribe que tem 80 mil habitantes e 12 mil confecções. Em Toritama, com 45 mil habitantes, e conhecida como cidade do jeans, responsável por 16% da produção nacional, visitaram núcleos de confecções de calças, cuecas, bermudas, camisas e etc. Estiveram também em Caruaru, cidade com cerca de 300 mil habitantes e principal pólo de comercialização da produção, onde verificaram in loco as fórmulas encontradas pelos pernambucanos para vender o material produzido no estado.










Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77687/visualizar/