Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 31 de Agosto de 2011 às 09:36

    Imprimir


Começou nessa terça-feira, em Sinop (MT) o Workshop “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Métodos para avaliação econômica”, organizado pela Embrapa Agrossilvipastoril e pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento continua nesta quarta e está sendo realizado no auditório da Unemat.

Cerca de 90 pessoas participam do workshop, sendo a maior parte pesquisadores de 17 Unidades da Embrapa em todas as regiões do país, e pesquisadores de instituições parceiras como Universidade Estadual do Maranhão, Universidade de Brasília, Instituto Sócio-Ambiental (ISA), Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA), entre outros. Também participam estudantes e produtores.

Este workshop tem como objetivo debater metodologias de análise econômica em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). Por meio de uma programação de palestras, os participantes discutem formas para avaliar comparativamente o desempenho econômico-financeiro dos sistemas de integração em condições determinísticas e de incertezas e também buscam a formação de um grupo de discussão permanente para a constante troca de informações sobre o assunto.

“O resultado principal deste workshop é a criação de um grupo de trabalho permanente e que possibilite compartilhar os trabalhos nesta área e trabalhar em cooperação neste estudo de integração lavoura-pecuária-floresta. Muita gente tem trabalhado separadamente, cada um em sua área de atuação. O grande foco é fazer a integração das metodologias e criar um canal de diálogo”, explica um dos coordenadores do evento e pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Marcelo Carauta.

O evento ainda busca o levantamento de propostas de projetos de pesquisa que poderão ser submetidos às agências de fomento à pesquisa e à própria Embrapa. Para isso, colabora a reunião de pesquisadores de diferentes áreas e com visões diversificadas sobre o sistema iLPF.

“Esta reunião é muito importante tendo em vista que estão juntos pesquisadores de várias áreas como fitotecnia, economia, sócio-economia, matemática, pecuária, floresta e lavoura. A integração de todos estes pesquisadores é fundamental para uma avaliação econômica dos sistemas integrados”, avalia o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agrossilvipastoril, Austeclínio Lopes.

O evento

No primeiro dia de workshop, após uma abertura institucional, com a presença de representantes da Embrapa, do Governo de Mato Grosso, da Unemat e da Prefeitura de Sinop, começaram as palestras técnicas. A primeira delas foi ministrada pelo pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Wruck. Ele apresentou parte de suas pesquisas com sistemas de iLPF em Mato Grosso e levantou suas principais dificuldades para avaliação econômica dos experimentos.

Na sequência, Otávio Celidonio, do Imea, falou sobre as metodologias utilizadas pelo instituto para o levantamento de dados econômicos sobre a produção agropecuária no estado.

A programação na parte da manhã foi encerrada com Marcelo Hercowitz, do ISA, que abordou a Economia e Meio Ambiente.

Durante a tarde, outras quatro palestras deram continuidade às discussões. Joelsio Lazzarotto, da Embrapa Uva e Vinho, falou sobre o Desempenho econômico e riscos associados à integração lavoura-pecuária-floresta, e Álvaro de Souza, da UnB, abordou a Avaliação econômica de projetos florestais.

Finalizando a programação do primeiro dia de evento, os professores Luciano Muniz, da UFMA, e Raul Abreu, da Unemat, abordaram, respectivamente, A modelagem e simulação econômica da integração lavoura-pecuária, e a Modelagem matemática na iLPF.

Após todas as palestras foi dado um tempo de 15 minutos para discussão e questionamentos por parte da plateia.

Já nesta quarta-feira, o workshop chegará ao fim com mais quatro palestras na parte da manhã e com um amplo debate durante a tarde, quando um grupo de trabalho será formado para formulação de ações de pesquisa e desenvolvimento voltadas para a construção de metodologias de avaliação econômica aplicadas à sistemas de iLPF.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77727/visualizar/