Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 05 de Outubro de 2013 às 10:23

    Imprimir


Chico Ferreira/Arquivo
O ainda secretário de Educação, de saída para a Câmara Federal, disse que espera que 45% das escolas voltem a funcionar
O ainda secretário de Educação, de saída para a Câmara Federal, disse que espera que 45% das escolas voltem a funcionar

Enquanto o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), afirma que a greve continua, pois a maioria votou pela continuidade na assembleia-geral desta sexta-feira (04), o governo do Estado soltou nota oficial dizendo que 230 escolas já voltaram a funcionar normalmente até esta quinta-feira (03). O comunicado diz ainda que a expectativa do ainda secretário estadual de Educação Ságuas Moraes (pois está de saída para a Câmara Federal), é que pelo menos 45% das escolas estejam em funcionamento na próxima segunda-feira (07).

Dessa forma, diz a nota que “o governo do Estado agradece aos profissionais da educação que retornaram ao trabalho, sensíveis ao problema que atingiu alunos e suas famílias”.

Reafirma que concedeu reajuste de 49,44% para os profissionais da educação, “o que significa 25,89% de ganho real para quem trabalha 30 horas por semana, sendo 20 em sala de aula e dez em hora/atividade, elevando Mato Grosso à condição de Estado pagador do quarto melhor piso salarial do Brasil”.

Mas o fato é que a maioria dos grevistas continua insatisfeita e de braços cruzados. Por isso, foi anunciado nesta sexta-feira que a partir da próxima segunda-feira haverá novas ações de protestos e atos mais radicais. Já foi deliberado pelo fechamento de rodovias federais, e invasão ao Palácio Paiaguás, sede do governo do Estado, bem como uma invasão para tentar impedir a continuidade das obras da Arena Pantanal. Contudo, não foi divulgada data para colocar tais ações em prática.

Por outro lado, o governo volta a ressaltar que “propôs dobrar o salário concedendo 100% de ganho real acima da inflação em dez anos. Ou seja, chegou ao limite de suas possibilidades sem comprometer o pagamento de todo o funcionalismo. Considerando as decisões judiciais, o Governo de Mato Grosso apela ao bom senso dos profissionais da Educação e conclama por seu retorno imediato ao trabalho”, diz o comunicado distribuído à imprensa no final da tarde.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/7776/visualizar/