Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Agosto de 2011 às 23:07

    Imprimir


Dando continuidade às sessões de cinema, o Cine Teatro de Nova Olímpia apresenta na próxima sexta-feira, dia 02 de setembro, às 19h00, o filme ‘O Prisioneiro da Grade de Ferro’.

Trata-se de um documentário que pretende retratar e refletir sobre a realidade do sistema carcerário brasileiro, em um momento em que suas contradições se exacerbam, beirando limites da aceitabilidade.

As lentes de Paulo Sacramento conseguem captar a desobediência a vários princípios constitucionais, principalmente em relação à dignidade do apenado.

O filme expõe a maneira - muitas vezes inusitada e criativa - que os presos encontram para (sobre)viver no cárcere, numa tentativa de diminuir o tempo que sempre insiste em correr mais vagarosamente quando se está cerrado dentro das gaiolas de ferro. Por outro lado, o documentário revela as condições sub-humanas a que os apenados estão submetidos no cárcere, confirmando o descaso Estatal que impera no Sistema Penal Brasileiro.

Este filme não é recomendado para menores de 16 anos.

Prêmios e indicações
31º Festival de Gramado - Recebeu o "Prêmio da Crítica como Documentário Longa Metragem em 35mm", em 2003.

Festival É Tudo Verdade - Recebeu os prêmios de "Melhor Documentário - Competição Nacional" e "Melhor Documentário - Competição Internacional".

Festival do Rio - Recebeu o "Prêmio Especial do Júri", em 2003.

Festival do Uruguai - Recebeu "Menção Honrosa" por parte do júri, em 2004.

7º Festival de Málaga (Espanha) - Recebeu o prêmio de "Melhor Documentário", recebendo o troféu Biznaga de Plata e um prêmio de 12 mil euros.

8º Festival Internacional Latino-Americano de Cinema de Los Angeles - Venceu o prêmio de "Melhor Documentário - Opera Prima".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77780/visualizar/