Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Agosto de 2011 às 18:06

    Imprimir


Pelo menos um casal de adolescentes morreu e sete outros jovens receberam ferimentos graves no Rio de Janeiro, atingidos por parte do brinquedo “Tufão” – carrinhos que rodam enquanto ficam suspensos no ar, no Glória Center Parque de Diversões, que funcionava na Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Grande. Já na cidade gaúcha de Rio Grande, nove pessoas ficaram feridas em acidente com o brinquedo “Samba”, também em um parque de diversões.

Esses casos de grandes proporções, ocorridos apenas em agosto, aumentou a expectativa do vice-líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR), para a transformação em lei do Projeto nº 179/2011, de sua autoria. A matéria já foi aprovada em primeira votação e deu entrada nesta segunda-feira (29) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A proposta permite que autoridades e freqüentadores desses espaços tenham conhecimento do estado de funcionamento de brinquedos e outros entretenimentos do gênero antes de serem oferecidos ao público.

De acordo com o projeto, as administrações de todos os parques de diversões deverão manter em cada um dos produtos disponibilizados para uso placas informativas com dados sobre manutenção, vistoria técnica e eventuais riscos do seu uso.  Essas placas deverão ser afixadas em locais visíveis ao público.

 “Alguns desses dados são sobre manutenção, a data em que ela foi realizada e a previsão da próxima revisão. Também será obrigatória a informação detalhada dos respectivos laudos de vistoria emitidos pelas autoridades públicas competentes”, explicou Wagner Ramos.

Além disso, devem ser informados ao público os eventuais riscos oferecidos a pessoas portadoras de doenças pela utilização dos brinquedos. Um modelo proposto diz: “Esse brinquedo não deve ser utilizado por pessoas hipertensas e/ou cardíacas”.  Os profissionais capacitados para a elaboração dos laudos são engenheiros de Segurança, Eletricista e Mecânico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77809/visualizar/