Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Agosto de 2011 às 08:44
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Os 141 bairros de Várzea Grande enfrentarão dias ainda mais secos e sem abastecimento de água no que depender do Departamento de Água e Esgoto (DAE). A informação é do presidente do órgão João Carlos Hauer ao ser avisado do problema do desabastecimento em vários pontos da cidade. “Está faltando? E vai faltar mais ainda”.

Atualmente, a gestão pública trata e fornece a mesma quantidade de água ofertada há 15 anos. Diante desta realidade, a comerciante Martha Peterle, 49, recebe em casa somente as cobranças por um serviço que não recebe. Para ter água em casa, ela compra água mineral e o poço no quintal faz o abastecimento para os outros afazeres, como limpar casa, lavar roupas e tomar banho.

A comerciante lembra ainda que o tempo seco traz um outro problema: o nível dos poços diminui bastante. “Economizamos ao máximo. Reaproveitamos a água usada na lavagem das roupas para molhar o quintal, lavar a área, essas coisas assim”. Moradora do Jardim Eldorado há 23 anos, Martha garante que a situação do bairro é a mesma em toda município.

Proprietário de uma loja de materiais de construção, Joilson Arruda Faria, 38, afirma que há 4 anos ocupa uma casa no Residencial Alice Gonçalves, onde a água chega a cada 2 dias sem força para subir na caixa. Ele afirma que a procura por reservatórios de água e bombas na empresa é grande. “Aqui precisa ter bomba para mandar a água para cima”.

A cena se repete no Jardim Itororó. No bairro, os moradores contam com poços e a solidariedade de vizinhos, conta o pintor Genaro Gomes de Araújo, 30, que comprava 20 metros de cano para buscar água na casa de um amigo. Ele conta que no local não chega água de maneira alguma e a população não tem a quem recorrer. “Antes, chegava fraca. Agora, nem chega”.

O presidente do DAE, João Carlos, afirma ter conhecimento da situação e alega que o problema deve ser resolvido somente com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foram transferidas para o governo do Estado. Assim, a prefeitura não tem responsabilidade pelos serviços.

Outra possibilidade de abastecimento é pedir ao DAE o fornecimento por meio de caminhão-pipa. Em Várzea Grande são 5 unidades para atender os 141 bairros. A entrega é feita somente para quem está com a fatura quitada, com direito a mil litros por casa. Para receber a água, é necessário ligar e fazer o pedido. Existe fila de espera até a entrega. O presidente não soube precisar o tempo de demora, porque depende da demanda.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77890/visualizar/