Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Agosto de 2011 às 23:18

    Imprimir


O lançamento de um mapa demonstrativo com as principais atividades econômicas desenvolvidas pelos municípios integra a programação da abertura do II Municípios em Foco, que inclui o III Workshop de Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo. O evento terá início às 18h30 desta segunda-feira (29), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios. O encontro é promovido pela AMM em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa. O mapa foi elaborado pela equipe técnica da AMM com base em informações de fontes oficiais, como Secretaria de Infraestrutura e de Planejamento de Mato Grosso, IBGE, Incra e Intermat, entre outros.

A AMM elaborou o mapa com o objetivo de identificar os principais aspectos econômicos dos municípios, com malha viária, onde estão em destaque as principais culturas agrícolas, indústrias, pecuária, potencial turístico, assentamentos e área de preservação ou indígena. “Mato Grosso e seus municípios estão em constantes transformações. Essa constatação é válida para diversos aspectos de nossa sociedade, mas é sobretudo na economia que percebemos as maiores mudanças”, afirmou o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá.

Denominada “Mapa em Construção”, a ferramenta de análise dos dados econômicos está receptiva a novos dados fornecidos pelas prefeituras. Se o prefeito ou algum técnico identificar alguma cultura ou atividade econômica não destacada no mapa, pode procurar a coordenadoria técnica da AMM para solicitar a inclusão das informações.

A equipe técnica da AMM avalia que o mapa estará sujeito a muitas transformações ao longo do tempo, considerando que em Mato Grosso verifica-se uma constante mobilidade social e econômica. Em curto período de tempo, cidades e regiões inteiras podem ser transformadas pelo advento de novas culturas agrícolas, a chegada de ferrovia ou de indústrias, entre outros fatores.

Encontro municipalista – Após a solenidade de abertura do evento será realizada a visita aos estandes da Feira dos Consórcios Intermunicipais, que vai expor artesanato e produtos dos municípios.  O evento será realizado nos dias 29,30 e 31 de agosto, no auditório da AMM, em Cuiabá. O ciclo de palestras terá início às 8 horas de terça-feira e vai se prolongar durante o dia todo. A programação inclui debate sobre temas como o Novo Código Florestal, gestão compartilhada de pactos corporativos, novo Plano Safra 2011, além de painéis sobre tratamento de resíduos sólidos, desenvolvimento rural, turismo como economia local e licenciamento. Os participantes também vão acompanhar os relatos de Cases de sucesso dos Consórcios Intermunicipais de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77911/visualizar/