Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Agosto de 2011 às 08:42
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


As discussões para implantação do curso de medicina no campus sinopense da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão sendo intensificadas e, apesar de ainda não ter um projeto elaborado, o principal fator a ser priorizado é a formação do quadro de funcionários. "O nosso problema é o pessoal, são os médicos, enfermeiros que nós precisaríamos, os servidores técnicos de laboratórios, essa é a nossa questão", explicou, ao Só Notícias, a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder. Segundo avaliação da gestora, seriam pelo menos 40 professores e 20 técnicos inicialmente.

Segundo Neder, Mato Grosso ainda tem espaço suficiente para um maior número de médicos, mas ainda não tem como prever quando o curso poderá compor a grade do campus. "Nós só teremos êxito na criação e oferta deste curso se nós tivermos do lado do Governo Federal o envolvimento deles com o compromisso de colocar esses profissionais para a UFMT", esclareceu, reforçando que a estrutura da universidade não é o problema. "Com emendas nós faríamos [laboratórios]", disse.

Não está confirmado quanto, em recursos, seriam necessários para implantar o novo curso da unidade. "Eu sei que há uma vontade dessa comunidade, é o que há pela universidade e que vou defender", enfatizou Neder. Além de Sinop, a implantação de medicina está sendo discutida para outros municípios também. É o caso de Cáceres, onde poderá ser ofertado no campus da Universidade Estadual (Unemat).

Para este, existe um projeto político, pedagógico e orçamentário para implantação, que também já foi entregue ao governador Silval Barbosa, recentemente. Na ocasião, o gestor afirmou que viabilizará recursos necessários para a universidade oferecer o curso e, que buscará, junto ao Ministério da Educação, agilizar a autorização para funcionamento. A expectativa é que o primeiro vestibular ocorra no próximo ano .






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78018/visualizar/