Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 27 de Agosto de 2011 às 14:27
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Em meio à troca do comando do Incra de Mato Grosso, o deputado Federal Nilson Leitão (PSDB), com base eleitoral em Sinop, cidade pólo do Nortão, fez duras críticas à falta da estrutura do órgão no Estado. “Não funciona porque não tem estrutura e não tem como o Incra trabalhar”, disparou o tucano, durante audiência pública realizada em conjunto pelas Comissões de Fiscalização Financeira e Controle e Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário, com o presidente do órgão, Celso Lacerda.

O evento debateu as denúncias de ocupação ilegal de terras em áreas de proteção ambiental e assentamentos destinados à reforma agrária. Na oportunidade, Lacerda argumentou que o órgão tem feito o seu papel investigando, por exemplo, a existência de irregularidades em Santarém (PA).

Recentemente, inclusive, o Fantástico denunciou a existência de venda ilegal de terras destinadas a assentamentos em Sorriso. Conforme o Ministério Público Federal, já foram instaurados mais de 350 inquéritos para apurar a existência de irregularidades nos lotes destinados à reforma agrária em Mato Grosso.

Leitão, por sua vez, voltou a criticar a falta de estrutura dop órgão em Mato Grosso. Ele argumenta que hoje os pequenos produtores estão sendo injustiçados. “Mais de 90% do que se come no meu Estado vem dos outros, um Estado que se diz produtor. Precisa de mudanças e de programas de governo”, pontua.

Logo em seguida, ele reclamou da falta de políticas públicas eficientes que permitam a regularização das terras de Mato Grosso. “Quase 80% das áreas, independente de assentamentos não têm documentos. Precisamos da presença do Incra para legalizar e queremos nos colocar como parceiros nisso”, ressaltou. Nessa semana foi oficializada a denissão do superintendente do Incra de Mato Grosso William Sampaio, alvo de duras críticas. No lugar dele assumiu o ex-prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco, que tem pela frente uma longa missão.





Fonte: Rdnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78172/visualizar/