Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 27 de Agosto de 2011 às 10:47

    Imprimir


O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, recebeu do governador Silval Barbosa o aval para firmar com a Controladoria Geral da União (CGU) o termo de cooperação técnica que irá trazer para Mato Grosso o Observatório da Despesa Pública. O passo inicial para implantação da unidade, responsável por monitorar setores da administração pública, fornecendo dados para a realização de auditorias e ações de controle e combate à corrupção, foi dado em encontro realizado na semana passada, em Brasília (DF), entre uma comitiva da Auditoria Geral do Estado (AGE) com gestores do órgão federal de controle interno.

Segundo a secretária-adjunta de Corregedoria da AGE, Cristiane Souza, presente na ocasião, a CGU se mostrou aberta e interessada em estabelecer com o Governo do Estado uma parceria que garanta a criação de uma unidade na Auditoria Geral nos moldes da existente na União. "Eles não só se mostraram interessados em repassar os conhecimentos necessários a este processo como também se propuseram a vir a Mato Grosso treinar a equipe de técnicos da AGE", conta Cristiane.

De acordo com o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, o Observatório da Despesa Pública é uma unidade que, após implantada no âmbito da futura Controladoria Geral do Estado, criada a partir da estrutura da AGE, irá fornecer ao Governo um panorama seguro sobre os pontos da administração que merecem uma maior atenção, ou mesmo intervenção, por parte do órgão de controle interno. "A unidade será responsável por fornecer à equipe de auditoria e controle trilhas para uma atuação mais efetiva e preventiva, promovendo a melhoria do Sistema de Controle Interno a partir do gerenciamento de riscos", explica.

O Observatório da Despesa Pública (ODP) é uma unidade permanente da CGU voltada à aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas.

O projeto, premiado internacionalmente pela ONU em 2011, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados por ela gerados servem como insumo para realização de auditorias, bem como apresentar aos gestores indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.

Conforme explica o coordenador de auditoria em Tecnologia da Informação da AGE, Anderlei Barbosa, trata-se de uma equipe de técnicos treinada que atua monitorando sistemas informatizados do Governo Federal e produzindo, a partir da vasta informação existente, relatórios e gráficos consolidados que indicam fragilidades no sistema.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78197/visualizar/