Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Agosto de 2011 às 19:53
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Edivaldo de Sá/ASCOM

O prefeito municipal de Nortelândia Neurilan Fraga, está determinado a envolver toda a população na coletiva seletiva de lixo e tornar seu município um exemplo para a região, e para isso determinou que todas as secretarias desenvolvam programas e projetos junto aos servidores e a sociedade como um todo para que cada um faça a sua parte, se beneficiando dos resultados.

Para isso tem firmado parceria com o setor privado que irá contribuir, se encarregando da retirada do lixo reciclável das residências ou que os proprietários e comerciantes possam levar ao posto de comercialização do material mais próximo de sua residência. Para ele, quando a população estiver totalmente consciente do seu papel enquanto cidadão e ser humano, todos sairão ganhando.

“O Poder público e toda a sociedade vai se beneficiar desse trabalho. Por isso estamos despertando neles o interesse econômico, posto que o lixo vai gerar dinheiro e consequentemente renda, melhorar o aspecto da cidade e contribuir com a preservação do meio ambiente” destacou Fraga.

O gestor ressaltou citou vários benefícios que a coleta seletiva pode produzir, que vai além de diminuir a exploração de recursos naturais, reduzir o consumo de energia, diminuir a poluição do solo, da água e do ar, prolongar a vida útil dos aterros sanitários, possibilitar a reciclagem de materiais que iriam para o lixo, diminuir os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias, diminuir o desperdício, diminuir os gastos com a limpeza urbana, criar oportunidades de fortalecer organizações comunitárias e gerar emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

“O problema do lixo e da saúde pública não é só do Poder Público, como grande parte da população pensa, mas é um problema de todos porque a todos afeta indistintamente e se não nos unirmos às conseqüências serão inevitáveis e imprevisíveis” alertou o prefeito.

Ao finalizar sua fala sobre o assunto, ele fez questão de falar que jogar chiclete na rua, por exemplo, pode parecer uma atitude inofensiva, no entanto este produto levar cinco anos para se decompor na natureza, a lata de aço cerca de dez anos e o vidro mais de dez mil anos.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78412/visualizar/