Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Agosto de 2011 às 13:13
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Edivaldo de Sá/ASCOM

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Nortelândia em parceria com as secretarias de Educação e Saúde realizaram nesta quinta-feira (24.08) um ciclo de palestras sobre o Projeto de Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo. O evento foi dirigido a servidores de todas as secretarias municipais, alunos e professores das escolas municipal e estadual, famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, organizações da sociedade civil e a população em geral.

O Diretor do Centro de Capacitação e Reciclagem, Antônio Carlos Cabral Amaral proferiu no período da manhã, uma palestra sobre o lixo e seus benefícios a alunos da rede municipal e estadual na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual “profª Idalina de Farias” em que estiveram presentes alunos de praticamente todas as faixas etárias. No período da tarde o encontro ocorreu no auditório “Maria Baggio Peron da Casa do Idoso “Flaviano Corrêa de Moraes” dirigida ao público em geral.

Cabral elogiou a iniciativa da prefeitura municipal que pretende mudar a cultura da população em relação ao tratamento dado ao lixo, e que ressaltou que a campanha vai acabar alavancando o mercado de reciclagem na região, gerando emprego e renda para todos. Ele disse também que o trabalho vai desenvolver uma logística reversa, passando pela cadeia social, ambiental, econômica e empresarial, despertando e ajudando no fomento com parceiros no mercado local.

“Nosso objetivo é demonstrar para a sociedade que lixeiro somos todos nós e que quem produz lixo é lixeiro. Todos nós somos responsáveis por transformar a triste realidade que vivemos e trabalhar para um mundo melhor” frisou ele.

Um dos objetivos do evento é o de conscientizar a população da importância do envolvimento de cada um no processo de preservação da natureza e do meio ambiente e assegurar qualidade de vida a todos após hábitos saudáveis e corretos no trato com o lixo despejado todos os dias na natureza, comprometendo assim a vida do planeta terra. Para isso, em conjunto com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços Urbanos foi desenvolvido um cronograma de coleta do lixo e entulhos. A partir de agora o município só irá recolher o lixo que não puder ser vendido para a indústria de reciclagem, os domésticos e recicláveis terão que ser separados pelos moradores. Os que deixarem o quintal sujo, esparramar lixo na rua ou jogar em terrenos baldios e no quintal do vizinho, jogar entulhos e galhos nas ruas, queimar lixo e outros poderão ser punidos, inclusive com multa. Para punir os infratores serão usadas a lei municipal 165/2010 que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção da limpeza de terrenos urbanos e o Código Sanitário Municipal.





Fonte: Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78472/visualizar/