Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 24 de Agosto de 2011 às 06:57
Por: ANA ROSA FAGUNDES

    Imprimir


PEDRO ALVES
Manifestantes se reuniram mais uma vez ontem na frente da Câmara de Vereadores para protestar contra privatização
Manifestantes se reuniram mais uma vez ontem na frente da Câmara de Vereadores para protestar contra privatização
A Câmara Municipal apresentou ontem o novo projeto que prevê a concessão da Sanecap à iniciativa privada. O requerimento pedindo regime de urgência foi assinado por 14 dos 19 vereadores e na sessão de quinta-feira a nova lei será votada. Mais uma vez, o clima da sessão foi tenso, marcado por manifestação popular contra a concessão. O vereador de oposição Lúdio Cabral (PT) questionou os ritos processuais e promete entrar mais uma vez na Justiça para anular a sessão.

O prefeito Chico Galindo (PTB) enviou duas mensagens: uma revogando a lei anterior que criou a Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento e a outra criando uma nova Agência. Depois da leitura das mensagens, o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB) pediu que as mensagens fossem incluídas na ordem de votação da próxima sessão, na quinta-feira. O requerimento de regime de urgência das duas mensagens foi assinado por 14 vereadores.

Para ser aprovado, o projeto precisa de 10 votos. Se todos os 19 vereadores estiverem presentes na sessão de quinta-feira, 13 devem se manifestar favoráveis e seis contra. Já declaram que não irão aprovar a mensagem Lúdio Cabral (PT), Domingos Sávio (PMDB), Arnaldo Penha (PMDB), Toninho de Souza (PDT), Clovis Hugueney (PTB), o Clovito, e Deucimar Silva (PP).

No caso de Deucimar Silva e Clovito, eles manifestarão votar contra porque o projeto foi colocado em regime de urgência especial, dispensando o trâmite processual normal da Casa. Eles afirmaram que gostariam de mais discussão e tempo para audiência pública.

Deucimar, como presidente municipal do PP, notificou os outros dois vereadores do partido, Marcus Fabrício e Everton Pop proibindo de votar na quinta-feira, já que não haverá tempo hábil para uma audiência pública até lá. Os dois vereadores disseram que não irão atender ao pedido e não temem punição partidária. Marcus Fabrício argumentou que a política do PP em nível estadual aceita a concessão. “O maior exemplo é que o presidente estadual do PP, o secretário estadual de saúde Pedro Henry está passando a gestão de hospitais públicos para organizações sociais, ou seja, terceirizando o serviço. Por isso não cabe punição para a gente aqui se votarmos a favor do projeto”, argumentou o vereador.

A Polícia Militar estava presente novamente no Legislativo, ontem. Desde a volta do recesso parlamentar as galerias da Câmara estão sempre lotadas, público raro de ser visto normalmente. Apenas 100 pessoas foram autorizadas a entrar nas galerias do plenário, a própria PM fez o controle de entrada. Uma curiosidade é que ontem apareceram pessoas a favor da concessão nas galerias. Dois painéis de lona foram pregados nos vidros da galeria pedindo a concessão.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78619/visualizar/