Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Agosto de 2011 às 08:56
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


Apesar dos termômetros já subirem um pouco, as médias previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Cuiabá mostram que a temperatura ainda continuará amena nesta semana, pelo menos até quarta-feira (24).

Para esta terça-feira (23), a temperatura máxima prevista é de 23 graus Celsius, enquanto a mínima chega aos 18°C. Na quarta-feira (24), as médias começam a subir. A máxima chega na casa dos 33°C e a mínima, aos 16ºC.

Na quinta-feira (25) haverá, segundo o Inmet, uma "ligeira elevação", com máximas de 33°C e mínimas de 16ºC. Os dias serão claros a parcialmente nublado, com névoa seca.

"A névoa seca deixa o ar mais poluído. Quando começarem a ocorrer as primeiras chuvas e as queimadas também diminuírem, já na segunda quinzena do mês, o ar todo já será limpo", explicou meteorologista do Inmet, Amilton Carvalho.

A respeito da umidade relativa do ar, a Defesa Civil alertou, que entre hoje e a próxima sexta-feira (26), as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar, abaixo de 30% por todo Estado.

Problemas

Entre problemas decorrentes da baixa umidade do ar, o órgão cita complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos, além do aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Abaixo de 30% a fase é considerada de atenção, cuidados quanto  hidratação e não ficar exposto ao sol por muito tempo devem ser tomados.

Confira as recomendações da Organização Mundial de Meteorologia (OMM):

* Evitar exercícios ao ar livre entre 11 e 15 horas;
* Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc;
* Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc;
* Consumir água à vontade;
* Observar o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento;
* Observar as recomendações do Estado e atenção.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78703/visualizar/