Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Agosto de 2011 às 07:49
Por: MARIA HELENA BENEDET

    Imprimir


Equipes do Ibama, Polícia Federal, Exército e Força Nacional ainda seguem com o combate a garimpos que funcionam clandestinamente – como o Novo Astro – na região de Nova Bandeirantes, norte de Mato Grosso. Na quinta-feira passada, os órgãos deflagraram a Operação Bateia (utensílio utilizado por garimpeiros para separar o ouro quando extraído) para combater a extração ilegal de ouro na região. Mais de 200 agentes iniciaram a fiscalização.

Segundo o gerente da unidade do Ibama de Sinop, Evandro Selva, até agora foram apreendidos quatro tratores, sendo dois esteiras e dois retroescavadeira, e vários motores e bombas de sucção (quantidade não informada). Ainda 70 pessoas que faziam a exploração foram identificadas. Ninguém foi preso, pois, conforme explicou o gerente do órgão, no momento da ação não havia qualquer objeto que caracterizasse crime, como uma arma de fogo, por exemplo.

“Eles não foram contratados por ninguém. Simplesmente conversaram com o dono da área e começaram a garimpar. Todos foram identificados pela Polícia Federal e irão responder por crime ambiental”, disse quando questionado se havia um único explorador da área. O proprietário da área, conforme Selva, também irá responder por crime ambiental, pois foi conivente com a ação dos garimpeiros e, para isso, receberia 10% do que fosse encontrado como forma de pagamento pela exploração. Na área havia famílias, mulheres e crianças.

Vinte e cinco lavras, ou seja, buracos de exploração, foram identificados pelos agentes. Selva explicou que as lavras estão locadas em três veias principais. A maior delas chega a medir oito quilômetros de extensão, por cerca de 200 metros de largura. “Essas veias são as sequências dos buracos. Eles vão abrindo e vão se formando os buracos em linha reta”, detalhou como são construídas as veias de exploração. As outras duas medem cerca de cinco quilômetros e dois quilômetros de extensão, também com 200 metros de largura, sem qualquer autorização.

Os tratores apreendidos durante a ação estavam sendo utilizados no desmatamento de uma área localizada ao lado da região do garimpo, pertencente ao mesmo proprietário. O local, cerca de 300 a 400 hectares, seria transformado em área de pastagem. Informação dada ao Ibama pelo próprio dono da fazenda. Conforme Selva, também não havia autorização para o desmate e o fazendeiro também irá responder processo por desmate ilegal. Os maquinários serão levados para a cidade de Nova Bandeirantes e depositados numa área da prefeitura, até que o caso seja encerrado pela Justiça.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78720/visualizar/