Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Agosto de 2011 às 18:04
Por: Dhiego Maia

    Imprimir


Dhiego Maia/G1
Idoso encontrou sementes da espécie por acaso e se surpreendeu com tamanho da planta.
Idoso encontrou sementes da espécie por acaso e se surpreendeu com tamanho da planta.

O agricultor José Gomes de Alcântara, de 71 anos, é proprietário de um sítio com pouco mais de um hectare de área, localizado nos fundos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). Neste ano, uma das cercas da propriedade foi tomada por uma rama de quiabo gigante. De longe é possível ver que o tamanho do quiabo raro alcança um metro e destoa dos quiabos comercializados nos supermercados, que não chegam a ter 10 centímetros.

saiba mais

Ao G1, o idoso disse que conhecia a espécie há vários anos e encontrou sementes da hortaliça-fruto por acaso e passou a cultivá-la em casa. “Eu plantei e vi que quanto mais eu molhava, mais o quiabo ia crescendo feito pé de abóbora”, ressaltou. Alcântara revelou ainda que o sabor do quiabo gigante se assemelha justamente ao da abóbora e não possui a viscosidade do quiabo comum.

O pé de quiabo é uma atração do sítio do idoso. Amigos e familiares se espantam com o tamanho da hortaliça-fruto. A esposa do agricultor, a dona de casa Rose de Souza, disse que na cozinha o quiabo combina bem com carne moída.

Quiabo gigante (Foto: Dhiego Maia/G1)
Além do tamanho, sabor do quiabo gigante é
parecido com o da abóbora. (Foto: Dhiego Maia/G1)



O professor universitário Mauro Mundin, especialista em hortaliças, explicou ao G1 que a espécie de quiabo não é comercial por conta do tamanho. “Ele é conhecido como quiabo de metro. É nutritivo como as abóboras e não há nenhuma restrição no consumo”, explicou.

Mundin ainda ressaltou que a semelhança de sabor com a abóbora ocorre porque a espécie está situada na família das cucurbitáceas, a mesma das abóboras, pepinos e até do melão.

O quiabo de metro se desenvolve com mais facilidade em áreas quentes e de verão prolongado. O crescimento se dá no período chuvoso, quando a planta aproveita a abundância de água para se desenvolver.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78744/visualizar/