Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Agosto de 2011 às 16:52
Por: LUCIANA MENOLI

    Imprimir


No último sábado, o DS apresentou uma matéria sobre a recusa ao atendimento de pacientes na Unidade Mista de Saúde e à vacina no postinho da Vila Alta. Neste sábado, uma fatalidade que o simples atendimento poderia ter evitado: a morte uma gestante de quatro meses de idade.

Bianca Nascente Martins da Costa,32, morreu depois de buscar, na última semana e por duas vezes, atendimento na USF da Vila Nazaré. Ela sentia fotes dores de cabeça e foi até a unidade na quinta e sexta-feiras.

Segundo seu irmão, Frederico Augusto Martins da Costa, 19, ela se dirigiu até a unidade de saúde da família da Vila Nazaré na quinta-feira e os atendentes recusaram atendimento, porque, segundo as auxiliares de enfermagem, a enfermeira estaria “estressada, nervosa”.

Os agentes pediram para que Bianca retornasse na sexta-feira, o que a gestante fez. Contudo, no dia, a enfermeira não se encontrava na USF e Bianca ficou sem atendimento. Os agentes marcaram para esta terça-feira, amanhã, o atendimento; tarde demais.

De acordo com Frederico, ela se queixou de fortes dores de cabeça na sexta-feira. Os amigos contam que ela, desde o início da gravidez se queixava das tais dores, que não a deixavam dormir.

Bianca estava grávida de quatro meses e deixou dois filhos, Rafael e Gabriel, de cinco e 14 anos, respectivamente. A autopsia do Instituto Médico Legal dá como causa mortis, causas naturais. Pelos sintomas, enfermeiros que a atenderam e amigos dizem que pode ter sido ou infarto fulminante ou AVC.
 
Seu irmão, a quem Bianca criou, diz que irá denunciar o fato ao Ministério Público para que outros casos de falta de atendimento não tenham o mesmo destino. “Se não têm ética profissional, que tivessem pelo menos compaixão. Um pouco de ‘coração’ a uma grávida que estava passando mal.

Talvez,se tivesse sido atendida, minha irmã poderia ter salvado a si e à criança que levava dentro do ventre. Agora, não temos ninguém. Perdi uma amiga, uma irmã e uma mãe”, relatou Frederico.

Bianca Nascente faleceu no sábado, às 18h30, enquanto preparava comida para uma festa na casa de amigos, no Jardim Europa. Morreu nos braços dos dois melhores amigos, que chamaram o atendimento do Samu. Na chegada da ambulância, que foi de forma rápida, Bianca já se encontrava sem vida. Ela foi sepultada ontem, às 17h.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78755/visualizar/