Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Agosto de 2011 às 16:34

    Imprimir


O palestrante mais aguardado do 2º Eifor era o ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento Marcus Vinicius Pratini de Moraes. Em entrevista ao Diário da Serra, Pratini lembrou que esteve em Tangará da Serra há 8 anos, quando ainda era ministro e parabenizou a cidade pelo rápido crescimento. “Naquela época a cidade não tinha um terço do que tem hoje. É bom ver isso”, disse.

Aos mais de 400 participantes do evento o ex-ministro disse que o grande desafio do País é alimentar o mundo. Ele apresentou um levantamento que mostra que o Brasil hoje utiliza para a agricultura apenas 8,2% de seu território, enquanto outros países utilizam muito mais (citando alguns exemplos como Alemanha que utiliza 40%, Polônia e Hungria que utilizam 60%, e França que utiliza 50% de toda sua extensão).

“O Mundo precisa do Brasil para comer. Os desafios são muitos, mas uma coisa é certa: a liderança em produção de alimentos é do Brasil. Nós as vezes pensamos em curto prazo, somos imediatistas e isso é até natural, porque o produtor precisa de caixa, mas precisamos de estratégia para produzir mais”, afirmou.

Ao avaliar a política do Governo Federal para a agricultura, Pratini criticou principalmente a insegurança jurídica. “Depois dos programas que fizemos, nada de muito novo foi feito. Foi uma política que deu certo, e está sendo repetida pelo governo atual com muito poucas alterações. Agora o que precisamos é que se passe esse problema da discussão do Código florestal, e passemos então a tratar de questões mais profundas. Então precisamos reduzir imediatamente o nível de insegurança jurídica que existe hoje”, disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78757/visualizar/