Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Agosto de 2011 às 03:38
Por: Tauana Schmidt

    Imprimir


José Magalhães Pinheiro, diretor do Anexo Feminino da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o Ferrugem, foi homenageado com uma moção de aplauso aprovada na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sinop.

De autoria do presidente da Casa, Remídio Kuntz, em parceria com os demais parlamentares, a moção é o reconhecimento pelo trabalho que Magalhães tem desenvolvido na cadeia feminina, com diversos projetos sociais sendo trabalhados com 29 das 53 detentas.

“Esses projetos têm como principal objetivo elevar a auto-estima e valorizar as detentas, oferecendo a elas a oportunidade de terem um futuro melhor, promissor”, explica Kuntz.

Magalhães assumiu a função no ano passado e hoje desenvolve, junto com toda a equipe da cadeia, cinco projetos de educação para as detentas, os quais são revertidos em redução de pena, sendo que para cada três dias de trabalho, é reduzido um dia da pena. Todos os projetos são em parceria com fundações e empresas privadas do município.

Em parceria com a Fundação Nova Chance e a Impacto Malharia é desenvolvido o projeto de ‘Corte e Costura’. Já em parceria com a Pilotando Gostoso, o projeto ‘Mão na Roda’ tem a finalidade de montar rodas de bicicletas. Para desenvolver o projeto ‘Montando a Liberdade’, pelo qual as detentas montam caixas e sacolas decorativas para presentes, a parceria foi firmada com a empresa Embalagens Atalaia. Ainda, o projeto que vem proporcionando uma nova visão na atitude das reeducandas, exteriorizando o lado mais humano na vida delas, é desenvolvido em parceria com a Igreja Batista Nacional do Jardim Botânico. “Já são sete meses de trabalho neste sentido, o que tem sido muito positivo entre as reeducandas”, salienta o presidente da Câmara.

Outro trabalho realizado em parceria para proporcionar maiores perspectivas às detentas, é o das alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Sinop. Por meio dessa parceria, são realizados rotineiramente exames de prevenção ao câncer de colo de útero, mais conhecido como papanicolau.

“Todos esses projetos foram viabilizados em um período de um ano, com o objetivo de promover a ressocialização das reeducandas e a diminuição da pena. Além de que, o que elas aprenderem enquanto estiverem presas, vão poder colocar em prática quando estiverem em liberdade, abrindo portas no mercado de trabalho, sendo uma forma de terem o seu ganha pão do dia a dia”, reforçou.

Conforme a moção, José Magalhães Pinheiro tem serviços prestados para Sinop desde 1996. Já trabalhou na Câmara de Sinop como assessor do então vereador Pedro Mendes por dois anos, de 2000 a 2002. Se ausentou da cidade por dois anos, para Novo Progresso, no Pará, onde prestou serviços ao Juizado daquela Comarca. Retornou ao município no final de 2006.

Em 2007 trabalhou no Fórum da Comarca de Sinop, como estagiário do curso de Direito, o qual vem cursando o oitavo semestre.

Em janeiro de 2008 deu início ao trabalho de Agente Prisional no Sistema Penitenciário de Sinop, sendo colocado como líder de equipe e, em seguida, no ano de 2009, promovido como subdiretor de penitenciária, sendo hoje o diretor da cadeia feminina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79102/visualizar/