Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Agosto de 2011 às 23:20
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


As várias famílias que moram em uma fazenda a aproximadamente 20 quilômetros de Marcelândia, denominada Tupã, estão sendo retiradas da área por não cumprirem um acordo feito com os proprietários legais da terras. É o que aponta o processo judicial, que foi iniciado no município, há vários anos, mas repassado, posteriormente, para a Vara Especializada do Direito Agrário, em Cuiabá.

A liminar de reintegração de posse foi expedida ainda no passado, considerando que os moradores da área não cumpriram com um acordo feito entre as partes durante audiência, dia 25 de setembro de 2009. "Naquela oportunidade, os requeridos comprometeram-se a desocupar o imóvel no prazo improrrogável de nove meses, contados da audiência, ou seja, até 25.06.2010. Foi ressalvado que o descumprimento do acordo ensejaria a expedição de mandado para despejo forçado", descreve o processo.

O processo envolve 12 famílias. No acordo, os proprietários legítimos das terras fizeram a doação de uma determinada área para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações dos Camponeses do município, para atender as famílias relacionadas. Em troca, os "réus" deixariam as demais áreas da propriedade. Porém, a informação repassada pelo Fórum, é que novas famílias se instalaram nas terras (após o acordo) que deveriam ser desocupadas .

Conforme Só Notícias informou, a ação de reintegração de posse começou ontem e está sendo cumprida com apoio dos policiais militares do Comando Regional 3 (sediado em Sinop). De acordo com a Associação dos Agricultores Rurais Terra da Gente, são cerca de 80 famílias envolvidas, algumas que estão há cerca de 10 anos na área.

Não foi confirmado quantas famílias já foram retiradas da fazenda. Segundo a presidente da Associação, Darlene de Souza Pires, as pessoas estão sendo autorizadas a retirar apenas o essencial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79108/visualizar/