Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Agosto de 2011 às 07:24
Por: HUMBERTO FREDERICO

    Imprimir


O deputado federal Homero Pereira (PR) ao assinar CPMI mostra que está disposto a se distanciar do governo Dilma
O deputado federal Homero Pereira (PR) ao assinar CPMI mostra que está disposto a se distanciar do governo Dilma
O deputado federal Homero Pereira (PR) assinou ontem o requerimento para abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as denúncias de corrupção no governo federal. Pela primeira vez, desde que o PR decidiu sair da base aliada, Homero se posiciona contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Outros quatro integrantes da bancada federal de Mato Grosso assinaram a CPMI.

Além de Homero, os deputados Nilson Leitão (PSDB) e Júlio Campos (DEM) assinaram pela abertura das investigações, além dos senadores Jayme Campos (DEM) e Pedro Taques (PDT). Apesar de Taques pertencer a um partido da base aliada, o pedetista tem uma atuação independente dentro do Senado Federal.

Homero vem sendo um dos principais críticos à forma como Dilma vem conduzindo as conversas com os aliados e foi um dos que defenderam o rompimento. Os outros dois parlamentares do PR no Congresso Nacional, deputado federal Wellington Fagundes e senador Blairo Maggi, não assinaram o requerimento até o fechamento desta edição.

A bancada mato-grossense é composta por 11 parlamentares no Congresso. Ainda faltam assinar os progressistas Neri Geller e Roberto Dorner, Carlos Bezerra (PMDB) e Valtenir Pereira (PSB). Todos de partidos da base governista. Valtenir vai depender de uma posição partidária. Ainda hoje ele deverá ter um posicionamento.

Apesar de ser da base aliada, recentemente Bezerra levantou a hipótese de o PMDB assinar favoravelmente aos pedidos de abertura da CPMI caso a relação da presidente Dilma com a base aliada não melhorasse. Segundo ele, a petista está preterindo a relação política com os partidos e atuando de forma apenas “gerencial”.

Ontem, os parlamentares de oposição promoveram um ato público na Câmara dos Deputados com a finalidade de buscar apoio no Congresso para a abertura da CPMI. Por enquanto, 92 deputados e 19 senadores já assinaram o requerimento. Para ser instalada, a comissão mista necessita do apoio de 171 deputados e 27 senadores.

A campanha para criação da CPMI está sendo desencadeada em conjunto pelos partidos de oposição (PSDB, DEM, PPS e Psol). A campanha para colher assinaturas de deputados e senadores com o objetivo de criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apure as recentes denúncias de corrupção no governo federal. Também foi lançado um site cpidacorrupcao.blogspot.com onde consta a lista dos parlamentares que assinam o requerimento de criação da CPMI.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79254/visualizar/