Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Agosto de 2011 às 16:03

    Imprimir


Neste dia 18 de agosto comemora-se o Dia do Estagiário. O estágio, de interesse curricular ou não, é muitas vezes o início de uma carreira profissional de sucesso. Essa oportunidade que alia trabalho e aprendizado pode representar para muitos estudantes a chance do primeiro emprego, e atentas à descoberta de novos talentos, as empresas têm aumentado a contratação de estagiários. Para se ter uma ideia, neste primeiro semestre de 2011, comparado ao mesmo período do ano passado, o setor de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), ligado ao Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), teve o crescimento de 31% dos contratos.

Para a coordenadora de Estágio do IEL-MT, Anelise Waldschmidt, o estágio é a primeira porta para o mercado de trabalho. "Hoje as vagas para estágio estão tão concorridas quanto as vagas de processo celetista. Quem tiver no currículo cursos extracurriculares e estiver melhor preparado irá se destacar, além de aumentar as chances de continuar na empresa", afirma. A coordenadora acrescenta que quanto mais cedo o estudante começar a trabalhar, melhor será a sua vida profissional. Entretanto, alerta, "estágio não é emprego, é uma complementação educacional".

Por intermédio do IEL-MT, a estudante de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Raquel Moura, 20 anos, começou este mês o primeiro estágio em um órgão público e, segundo ela, as expectativas são grandes. "Quero adquirir experiência e começar a formar meu currículo. Já fiz alguns trabalhos temporários, mas desde o início do ano, quando entrei na faculdade, procurava uma oportunidade de estágio. Também espero que as pessoas do trabalho me instruam bem".

Fazer contatos, adquirir experiência e descobrir habilidades são os objetivos da estudante Thays Malta, 18 anos, durante o estágio. Ela é aluna do terceiro semestre de Nutrição, na Universidade de Cuiabá (Unic) e começou recentemente a trabalhar em uma secretaria do Governo do Estado, onde deseja participar de projetos desenvolvidos pelo órgão com a comunidade. Esta não é a primeira vez que a estudante aproveita a oportunidade de colocar em prática o que aprende na teoria. Quando cursou técnico em Secretariado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), Thays fez estágio no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). "Acredito que, além de toda a experiência adquirida durante o estágio, outro fator importante é a remuneração. Depois que você ganha seu próprio dinheiro pela primeira vez é difícil se acostumar a ficar sem ele", declara.

Estudantes regularmente matriculados em cursos Técnico Profissionalizante, Ensino Médio e Superior podem ter a oportunidade de serem estagiários do IEL-MT. Para isso, o estudante deve se cadastrar pelo site www.ielmt.com.br ou pelo atendimento na própria instituição, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. O telefone do IEL-MT para informações é o 3611 1501.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79310/visualizar/