Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Agosto de 2011 às 13:18

    Imprimir


Uma comitiva de Nortelândia formada pelo prefeito municipal Neurilan Fraga, a primeira dama Inezita Fraga e a Secretária Municipal de Assistência Social Ana dos Anjos Martins Peron estão percorrendo desde a última segunda-feira (15.08) o segundo maior pólo de confecção do país, no agreste Pernambucano.

A missão técnica é organizada pelo Instituto Matogrossense do Algodão (IMA) com os municípios que fazem parte do Projeto Japuíra, objetivando proporcionar aos prefeitos uma visão ampla de um pólo de confecção, conhecendo a transformação alcançada em municípios pernambucanos com as mesmas características dos Matogrossenses localizados na região Médio-Norte.

Segundo o consultor técnico do projeto Japuíra, Romero Sobreira de Carvalho, que conduz a visita técnica, a idéia é que após conhecerem as diversas modalidades existentes, os prefeitos possam optar pelo melhor modelo e implantar em suas cidades.

“Estamos proporcionando uma visão bastante abrangente de um pólo de confecção que provocou mudanças significativas na cidade e nas vidas das pessoas para dar subsídios aos prefeitos e eles implantarem com grandes chances de sucessos em suas cidades” avaliou Sobreira.

O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, demonstrou entusiasmo com a visita ao agreste de Pernambuco, em que está sendo possível conhecer todas as fases da cadeia de confecção. Para ele o modelo é perfeitamente adaptável na região Médio-Norte de Mato Grosso, bem como em Nortelândia, onde o projeto já é um sucesso e poderá melhorar ainda mais com os subsídios obtidos nesta viagem.

“Não tenho dúvida de que podemos juntos tornar nossa região um grande pólo de confecção que vai impulsionar a economia de todas as cidades. E Nortelândia pode perfeitamente liderar esse projeto” disse Fraga.

A comitiva já conheceu cinco fábricas de todos os tipos de confecções e quatro modelos de comercialização destes produtos. Entre as cidades visitadas, está Santa Cruz do Capibaribe que tem 80 mil habitantes e 12 mil confecções. Em Toritama, com 45 mil habitantes, e conhecida como cidade do jeans, responsável por 16% da produção nacional, visitaram núcleos de confecções de calças, cuecas, bermudas, camisas e etc. Estiveram também em Caruaru, cidade com cerca de 300 mil habitantes e principal pólo de comercialização da produção, onde verificaram in loco as fórmulas encontradas pelos pernambucanos para vender o material produzido no estado.

Fazem parte da comitiva 12 prefeitos da região, entre eles Juvenal Alexandre (Nova Marilândia), Farid Tenório (Arenápolis), Silvio Souto (Santo Afonso) e José Roberto Torres (Denise).





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79339/visualizar/