Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 17 de Agosto de 2011 às 07:25
Por: ANA ROSA FAGUNDES

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) avisou que não tem como aumentar em 2,5% o investimento para a Unemat
O governador Silval Barbosa (PMDB) avisou que não tem como aumentar em 2,5% o investimento para a Unemat
O governador Silval Barbosa (PMDB) revelou que orçamento para o exercício de 2011, previsto em R$ 12,2 bilhões, foi superestimado, por isso a necessidade de contenção de gastos em todas as secretarias e também pelos outros poderes. “A equipe econômica foi confiante demais”, disse Silval Barbosa ontem na Secretaria de Ciência e Tecnologia, após o lançamento do MT preparatório via satélite. Desta forma, a peça orçamentária do próximo ano também passará por revisão.

O problema, conforme o governador, foi que estimaram a mais as receitas do ICMS recolhido pelo Estado, só que os números, na realidade, estão aquém do previsto. Portanto, o problema não é de falha na arrecadação, mas na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que acabou superestimada. Questionado se houve erro da equipe econômica, Silval respondeu: “não sei. Talvez foram confiantes demais. Colocaram a inflação mais 7% e isso não está se concretizando”.

É a LOA que estima as receitas que o governo pretende arrecadar e estima as despesas. “O que ocorre é que a nossa receita própria do ICMS não está se realizando e ela está dividida em todas as planilhas dos poderes e secretarias. Então temos que fazer um ajuste. Se o orçamento não vai se realizar, temos que administrar para conseguir o equilíbrio fiscal até o final do ano”, disse o governador.

Conforme o governador, o corte será linear, atingindo todas as secretarias e também Poderes, porém ele não adiantou quanto pretende contingenciar do orçamento. “O que não se realizar da arrecadação nós vamos cortar”, resumiu o governador.

Sobre as reivindicações de órgão que pedem mais dinheiro e servidores que pedem aumento de salário, Silval Barbosa foi categórico ao afirmar que não dinheiro em caixa para atender essas demandas e que não vai comprometer o equilíbrio fiscal cedendo aos pedidos. “O Estado é um caixa só, não tem milagre. Estou trabalhando com muita dedicação no orçamento e com muita responsabilidade. Qual governador que não gostaria de dar aumento a seus servidores, mas não vou inviabilizar o caixa para no ano que vem não conseguirmos honrar a folha”, disse o governador.

Ele ainda comentou sobre o veto que fez na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) em emenda de deputados que colocaram 2,5% de aumento no orçamento da Unemat para 2012, o que significa aproximadamente R$ 80 milhões a mais. Silval disse que é “louvável” a iniciativa dos deputados, mas que todos precisam ser realistas. “Queria ter eu a capacidade de investir não só 2,5% mas muito mais na Unemat, eu quero implantar um campus na região metropolitana e no sul, assim como gostaria de aumentar a receita da Defensoria Pública, mas temos que ser realistas, não existe orçamento para isso hoje”, disse Silval.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79404/visualizar/