Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Agosto de 2011 às 07:02
Por: GUILHERME BLATT

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Na escola Dom Franciso de Aquino, no Europa, telhado ainda é de zinco, o que aumenta calor
Na escola Dom Franciso de Aquino, no Europa, telhado ainda é de zinco, o que aumenta calor
A umidade relativa do ar oscilou entre 12% e 13% ontem em Cuiabá, com a temperatura girando em torno de 39°C. Com o forte calor e a baixa umidade, a recomendação da Defesa Civil é para que as atividades físicas sejam evitadas entre as 10h e 16h.

Em situações nas quais a umidade fica abaixo de 12%, consideradas de emergência, a recomendação é para que sejam suspensas as atividades que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados.

Devido à atual situação climática, a Secretaria de Educação (Seduc) orientou que os colégios da rede estadual substituam as atividades físicas por outras recreativas, lúdicas. Outra orientação é para que na merenda a escola priorize alimentos leves e que sejam servidos sucos. As crianças também são orientadas a usar roupas leves e que levem garrafinhas de água para a escola.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), um dos colégios mais quentes de Cuiabá é a Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa, no bairro Jardim Europa. O colégio foi descrito como “um forno”.

A escola tem telhado baixo, coberto por telhas de zinco. “Nossa escola é de fato muito quente e com esse calor as crianças ficam ainda mais inquietas”, diz a diretora do colégio, Noemi Santana. Apenas uma sala de aula tem ar-condicionado. Noemi explica que para instalar aparelhos em todas as salas seria preciso trocar a fiação elétrica da escola, feita há mais de 25 anos.

A diretora explica que existe um projeto para que as telhas de zinco sejam revestidas por um material que absorveria e isolaria o calor. Por enquanto, as atividades físicas no pátio foram substituídas. Alguns professores levam garrafas de água para servir os alunos.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê que uma frente fria chegue a Mato Grosso no sábado. O 9º Distrito de Meteorologia confirma que uma frente fria pode realmente chegar a partir da sexta-feira, reduzindo as temperaturas param menos de 17°C. O período pode vir acompanhado de melhora na umidade do ar.

CONSTRUÇÃO – Quem também sofre com o calor são os trabalhadores da construção civil. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sinduscon), Joaquim Santana, a orientação é para que bebedouros sejam colocados a cada 100 metros dos trabalhadores e que eles evitem esforço físico nos horários de risco. No entanto, Joaquim diz que poucas empresas cumprem as orientações de segurança.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79409/visualizar/