Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Agosto de 2011 às 08:33
Por: GUILHERME BLATT

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
A greve do Detran começou no dia 28 de junho e prejudicou o atendimento no órgão
A greve do Detran começou no dia 28 de junho e prejudicou o atendimento no órgão
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) decidiram encerrar a sua greve ontem. Eles estavam paralisados desde o dia 28 de junho, lutando por reajustes salariais. No entanto, a greve teve fim sem que a categoria tenha chegado a um acordo com o governo.

Representantes do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran) se encontraram com o secretário de administração, César Zílio, ontem de manhã na Assembléia Legislativa. Eles apresentaram uma nova contraproposta ao governo, pela qual o reajuste pedido seria parcelado ao longo do ano que vem.

A categoria entendia que, como o governo alegava não poder comprometer a folha salarial deste ano, o reajuste a partir de 2012 seria aceito.

No entanto, a Secretaria de Administração (SAD) rejeitou a contraproposta dos servidores e voltou a ratificar sua posição. A Sad diz que o governo chegou ao seu limite máximo, não tendo como aumentar a pedida. Também afirmou que esta seria a última reunião.

Sem saída, os servidores decidiram encerrar a paralisação em uma reunião na tarde de ontem. No entanto, rejeitaram o que foi oferecido por César Zílio. Em nota oficial, a diretoria do Sinetran lamentou que o Estado não contemple a valorização desejada pela classe. Eles também dizem que continuarão a brigar pela adequação.

A categoria alega que o impacto anual do reajuste pedido é de R$ 15 milhões, o equivalente a arrecadação mensal do Departamento. E também, que a arrecadação do Detran sustenta outros órgãos públicos do Estado. O sindicato agradeceu a participação dos deputados estaduais na intermediação da negociação.

Em greve desde o dia 28 de junho, os servidores pediam um reajuste médio de 90%. Ao longo da negociação, eles passaram a pedir a equiparação com outras autarquias estaduais, o que daria um reajuste de 56%. A Sad ofereceu 46,2% parcelados ao longo de quatro anos, com um reajuste imediato de 8%. Hoje um servidor de nível médio do Detran ganha R$ 700. A greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça no dia 5 de agosto.

Nesta semana, também chegou ao fim a paralisação dos servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O movimento da Sema se encerrou sem também ter chegado a um acordo com o governo.

Agora, o único movimento grevista que ainda resiste no Estado é o dos Investigadores e Escrivães da Polícia Judiciária Civil. Eles podem se reunir com o governo estadual na próxima semana.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80059/visualizar/