Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Agosto de 2011 às 15:17
Por: Alline Marques

    Imprimir


No Dia dos Estudantes eles foram às ruas protestar e mostrar que estão atentos às articulações políticas de Cuiabá. Cerca de 500 estudantes da rede pública e privada realizaram uma passeata pelo centro da cidade em protesto contra a “privatização” da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e a extinção do passe livre, já comentada pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

Mesmo pacifica e formada por jovens entre 13 e 18 anos, a manifestação foi barrada na porta da Câmara Municipal de Cuiabá e outra vez a mensagem de ‘Pode Entrar a Casa é Sua’ não se fez valer na entrada do Palácio Pascal Moreira Cabral e uma fila de policiais impedia a entrada dos estudantes que gritavam “Não à privatização”. Frustrados, eles retornaram à Praça Alencastro, de onde iniciou a manifestação. Na porta da Prefeitura de Cuiabá também deram gritos de protesto para chamar atenção do prefeito Chico Galindo (PTB).

Mais uma vez, em uma atitude antidemocrática, os vereadores encerraram a sessão, após permanecerem por mais de uma hora reunidos com o atual secretário de Governo, Lamartine Godoy, para discutir a possibilidade de ele assumir a pasta de Infraestrutura deixada pelo vereador Paulo Borges (PSDB), que já retornou ao legislativo.

Somente o petista Lúdio Cabral (foto ao lado) saiu para atender aos estudantes e sequer foi informado sobre o assunto da reunião que acontecia na Presidência da Câmara. O parlamentar tem se articulado contrário à concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada e apoiado todas as manifestações contrárias ao projeto de lei aprovado a ‘toque de caixa’ que prevê a criação da Agência Municipal Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto (Amaes).

Porém, não se pode esquecer que ele também é pré-candidato a Prefeitura de Cuiabá e com toda esta movimentação tem buscado aliados para sua possível campanha em 2012, caso o PT realmente encampe uma candidatura própria na cidade, fato que não corre desde 2004, quando Alexandre César foi derrotado no segundo turno para o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB).

O militante da Intersindical Jelder Pompeu (foto ao lado esquerdo), um dos responsáveis pela organização da manifestação, informou que outros protestos deverão ser realizados, mas que hoje a data era especial e objetivo era mostrar que os estudantes estão atentos à política e não estão dispostos a aceitar as imposições dos Poderes.

“Hoje, dia 11 de agosto é o Dia do Estudante e queríamos mostrar que também é um dia de luta. Esta é a terceira manifestação e ainda hoje teremos uma nova reunião para discutir os próximos passos do movimento”, afirmou Pompe






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80151/visualizar/