Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 11 de Agosto de 2011 às 10:36
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


O discurso do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, ao utilizar a tribuna movimentou a sessão plenária desta quarta-feira (10.08). O parlamentar pontuou algumas ‘falhas’ do Governo e negou que esteja fazendo uma possível oposição, mesmo sendo da base. “Se o deputado não cobra, é omisso. Se ele cobra é porque quer cargos e quer mandar no governo. Mas, trata-se de uma prerrogativa nossa enquanto deputado de fiscalizar e estamos cumprindo o nosso papel”.

Entre as pontuações feitas, está o projeto de Lei que cria o Fundo Estadual de Erradicação à Pobreza no qual onera “praticamente” todos os produtos no estado. “É um projeto mal formulado que chega a cobrar imposto, inclusive, de produtos desonerados. Tem lei que já foi revogada e está sendo onerada. Haverá setor do empresariado que pagará 20% de imposto. Se existe uma falha é do Governo que não conseguiu discutir com o segmento, mas não podemos aprovar um projeto como esse. O projeto está na Casa aguardando que o Estado discuta com a categoria”, declarou Riva.

O deputado também fez um alerta com relação a entrega de óleo diesel aos municípios para recuperação de estradas, que foi criado em maio de 2010. “Quantos municípios perderam projetos de terraplanagem porque não receberam o óleo diesel? Temos a obrigação de nos levantarmos contra isso. Pergunto aos caros deputados, quem está satisfeito com os consórcios? O governador Silval garantiu que não ia mudar nos consórcios, mas pelo visto este ano teremos uma tragédia porque estradas serão interditadas por falta de manutenção. As estradas de terras vão interditar quase todas. Quem vai chegar a Colniza ou Nova Monte Verde?”, questionou.

STAFF - Riva ratificou que, independente de ser governo ou oposição, é municipalista e não poderia ser furtar diante das dificuldades que enfrentadas pelos municípios. Também criticou a postura de secretários diante das dificuldades que membros do Poder Legislativo estão tendo em ser atendidos. 

“Tive 93 mil votos nos 141 municípios por conta da nossa luta pela saúde, por asfalto, por reivindicar uma educação com mais qualidade. Tem secretário que não acha mais que é Deus, ele tem certeza. Mas, secretário não pede voto e não tem que dar satisfação”.

Segundo ele, tem deputado que passa dois a três dias para que um secretário atenda-o. “O próprio deputado Ademir Brunetto ficou uma semana tentando conversar com o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves. Isso é falta de respeito, de comprometimento com o Estado”, avaliou Riva, lembrando que Arnaldo foi um dos melhores secretários de Planejamento do Estado. “Mas é como escalar o Neymar como zaqueiro”, exemplificou. Riva disse que o governador Silval precisa resolver o impasse e ratificou que não está em busca de cargos. “Se o Partido Social Democrático (PSD) me ouvir, vai entregar os cargos. Tem secretário que não é do meu partido e me atende melhor do que aqueles que são”.

O líder do Governo, deputado Romoaldo Júnior, se manifestou e disse que o projeto de lei de criação do Fundo de Erradicação à Pobreza será reavaliado. “Se for o caso, apresentaremos um substitutivo integral. E todos os requerimentos de informações aos secretários serão aprovados e vamos cobrar respostas também”, se posicionou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80191/visualizar/