Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Agosto de 2011 às 18:05
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Desembargadores do Tribunal de Justiça vão eleger em 29 deste mês os quatro novos membros do Pleno. A sessão administrativa está marcada para as 9h30. Na ocasiões, serão promovidos dois magistrados pelo critério de antiguidade e outros dois por merecimento.

Os juízes Pedro Sakamoto e Luiz Carlos da Costa são os mais cotados na eleição pelo critério de antiguidade. Graciema Ribeiro de Caravellas, da 1ª Câmara Criminal, por sua vez, já teria comunicado a desistência aos colegas para evitar mais desgaste. Os eleitos vão ocupar as cadeiras dos desembargadores aposentados aposentados Antônio Bitar e Donato Fortunato Ojeda.

Pelo critério de merecimento, serão escolhidos os substitutos de Jurandir Florêncio Castilho e Paulo Lessa, hoje secretário estadual de Justiça. Além das quatro vagas, o TJ tem vagância de mais dois desembargadores devido ao afastamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de Evandro Stábile, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e José Luiz de Carvalho por suposto envolvimento num esquema de venda de sentenças no Estado, após a deflagração da Operação Asafe, pela Polícia Federal, em maio de 2010.

O desinteresse de Graciema em concorrer deve-se ao fato dela e mais nove magistrados, sendo três desembargadores, terem tido a aposentadoria compulsória determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro de 2010, por suposto desvio de verbas e materiais na construção do Fórum de Cuiabá, favorecimento em licitação e tráfico de influência envolvendo desembargadores. Em agosto, todos conseguiram retornar aos cargos mediante uma liminar concedida pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).





Fonte: RDnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80445/visualizar/