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Terça - 09 de Agosto de 2011 às 11:24

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O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) convidou juntamente com o deputado Hugo Motta (PMDB / PB) as empresas de telefonia móvel (TIM, Vivo, Claro e Oi) que prestam serviços no Brasil para se explicarem em audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCCTI), sobre a baixa qualidade dos serviços e os altos preços cobrados dos consumidores.

Também foram convidados para a discussão a Agência Nacional de Comunicações (Anatel), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sindi Telebrasil) e o Procon.

Segundo Júlio, o Brasil inteiro sofre desse mau atendimento prestado pelas empresas, e ele se diz escandalizado pelos problemas de Mato Grosso.

“Nós de Mato Grosso estamos escandalizados pelo mau tratamento que o estado recebe no que se refere à telefonia móvel. E, principalmente pela falta de informação, se você reclama, não há a quem reclamar. As contas dos celulares do Brasil são as mais abusivas do mundo”, relatou o parlamentar.

Entre outros problemas apontados pelo parlamentar na prestação de serviços das empresas estão: descumprimentos de promoções, duplicidade de lançamentos de cobranças, cobranças por serviços não requisitados ou daqueles que o cancelamento já foi pedido, além da má qualidade dos serviços que muitas vezes não tem cobertura nos locais onde são oferecidos.

“Não temos serviço digno de atendimento ao consumidor, mas um serviço de descaso ao consumidor, onde suas reclamações não são levadas em consideração, muitas vezes em função da longa espera, a burocracia e às vezes quando você está por concretizar a reclamação a ligação cai”, avalia o deputado.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as cobranças abusivas são responsáveis por 40,9% das mais de 777 mil reclamações registradas no último ano, equivalente a 871 queixas de cobrança abusiva por dia contra as operadoras.

No Procon de Mato Grosso, em 2011 a telefonia celular foi líder em reclamações, com 1.101 ocorrências. Em 2010, a entidade recebeu 1162 reclamações.

Júlio afirmou que não se sabe o que ocorre com a situação econômica dessas empresas, ele estima que elas devam estar ganhando alguns bilhões de reais.

“Prejuízo essas empresas não tem. Nós parlamentares temos que tomar uma providência drástica para justificar o voto que recebemos do eleitorado do país que tanto sofre”, argumentou Campos.






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