Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Agosto de 2011 às 16:28
Por: Rafaela Maximiano

    Imprimir


"A operação estradeiro organizada pelo movimento pró-logistica serviu para evidenciar o potencial da região nordeste do estado de Mato Grosso ao longo da rodovia 158. É grande a quantidade de pastagens que poderão se tornar lavouras. E, são pelo menos três milhões de hectares com uma produção de 9 a 10 toneladas de grão que precisam de escoamento. Por isso a preocupação dos órgãos que compõem o Movimento Pró-logistica em melhorar e ampliar nossos modais de transporte e, para isso, precisamos de vontade política", avalia o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, após participação na viajem no período de 18 a 23 de julho deste ano.  
 
A informação é confirmada pelos dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), de que hoje há pelo menos dois milhões de áreas degradadas que podem ser convertidas para a atividade agrícola. "Com a viajem foi possível levantar dados sobre a atual situação das estadas e apontar soluções para reduzir os custos logísticos de recuperações e contruções, a fim de tornar a agricultura da região mais competitiva frente ao restante do país", acrescenta Bassan.
 
Segundo o gerente técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas, que também é vice-presidente do Crea-MT, o objetivo é "reduzir a porcentagem de custo médio anual de transporte sobre preço da soja para as quatro principais regiões do Estado, incentivar o uso da soja como matéria-prima de biodiesel e uso desse combustível para redução de custos operacionais e de frete. Além de fomentar estudos de modo a viabilizar uma solução de redução de custo de óleo diesel para a cultura da soja em Mato Grosso", declara.
 
O Estradeiro da BR-158 visitou as obras da MT 020 entre Paranatinga e Canarana, passou por Confresa, Marabá no estado do Pará, Colinas do Tocantins e visitou as instalações da Vale, chegou até Palmas e depois Barra do Garças. Integraram a comitiva a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato); a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa); a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat); a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt); a Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT); a Associação Mato-grossenses dos Municípios (AMM); o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT); a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); o Instituto Ação Verde; as Frentes Parlamentar de Logística (Frenlog) estadual e federal, além de produtores da região.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80971/visualizar/