Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 05 de Agosto de 2011 às 12:28

    Imprimir


Apenas 20% do milho 2ª safra foi colhido até agora em Dourados. A colheita está bastante atrasada, já que na safra passada, no mês de julho, todas as lavouras já estavam colhidas no município. Na atual realidade, a previsão é de mais um mês de serviço. Isso se o clima ajudar. Nas últimas semanas, com o tempo firme, as máquinas têm conseguido entrar nas lavouras e colher o que sobrou do milho castigado pelas geadas do começo do mês de julho. Em Dourados, técnicos calculam que houve uma quebra de 30% sobre a área plantada. A geada atingiu em cheio parte do milho que estava na fase de formação dos grãos. A preocupação de parte dos produtores agora não é mais com a geada porque a lavoura já está em estágio adiantado e praticamente pronta para ser colhida. A preocupação é com as chuvas. Com um período mais prolongado de umidade as máquinas ficam impedidas de entrar nas lavouras e com isso atrasaria ainda mais a colheita. Isso sem contar que o milho corre o risco de apodrecer na espiga. “A expectativa é que a chuva não se prolongue por muito tempo e os produtores possam colher o que sobrou das lavouras”, disse o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados, Bruno Tomazini. Ele informou que há áreas em que o produtor não vai precisar entrar com as máquinas, uma vez que a geada queimou até 100% da área plantada. Em outras áreas, onde a geada não atingiu com tanta força, as lavouras estão sendo colhidas. A média de colheita vem sendo de 60 sacas por hectare.

Atrasos - O atraso na colheita da soja da safra passada, por causa do excesso de chuva no inicio deste ano, foi crucial e contribuiu também para atrasar o plantio do milho. Em consequencia disso acabou penalizado com as geadas em plena formação de grãos. A maior parte das lavouras foi plantada fora do período estipulado pelo zoneamento agrícola, prorrogado até o dia 20 de março, mas mesmo assim muitos produtores perderam o prazo. Em abril ainda havia lavoureiros plantando milho. O IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) estima que dos 90 mil hectares plantados, 45 mil tenham ficado fora do zoneamento.

Clima - Na segunda-feira, a passagem de uma frente fria sobre o costa do Brasil influencia o tempo na Região Centro-Oeste. No sul do Mato Grosso do Sul, o tempo fica chuvoso e a temperatura cai. Em Dourados chuva mesmo só nesta segunda-feira, porque para o resto semana será de frio intenso, principalmente na quarta e quinta-feira, quando a mínima prevista é de 3Cº e deve gear. Na sexta-feira a temperatura volta um pouco quando a minima prevista será de 13 Cº.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81016/visualizar/