Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Julho de 2011 às 12:16

    Imprimir


Prefeita de Messias Targino a principal palestrante do evento
Prefeita de Messias Targino a principal palestrante do evento

Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai se reuniram nesta sexta-feira (29.07) na cidade de Porto Estrela, durante encontro mensal promovido para discutir os problemas dos municípios e as possíveis soluções, entre outras ações que são tomadas em conjunto.

O prefeito de Porto Estrela e anfitrião do evento, Benedito de Oliveira, destacou a importância do consórcio na busca de soluções para os municípios, contribuindo de forma muito positiva para que seus filiados tenham uma relação melhor com o governo.

“É muito vantajoso para nós representantes de municípios, debatermos conjuntamente as dificuldades, buscando o desenvolvimento sustentável municipal e regional, fortalecendo as gestões e transformando a vida de nossos cidadãos” disse o gestor.

O presidente do Consórcio e prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre também enfatizou a importância do consórcio na busca de alternativas econômicas para as cidades, sempre buscando exemplos que deram certo em outras localidades e que podem ser implantadas nas cidades que compõe o colegiado de prefeitos da região.

“Não tenho dúvidas de que trocando experiências podemos aprender mais, e principalmente atingir o patamar desejado, são muitos os avanços que obtivemos em prol da população depois que nos unimos em defesa de nossos interesses” ressaltou o presidente.

O presidente da Associação Matogrossense dos Municipios (AMM) e prefeito de Acorizal, Meraldo Sá, esteve presente no encontro para reafirmar o compromisso da instituição na luta pela melhoria das condições dos municipios na prestação de serviços a comunidade, e aproveitou para informar os colegas prefeitos das ações que vem sendo desencadeadas pela AMM junto aos Governos Estadual e Federal. Um dos principais pontos foi a decisão de reivindicar do Governo de Mato Grosso o repasse de 25% do Fethab para os municipios, como forma de reduzir a desigualdade existente hoje e a falta de recursos para obras e serviços essenciais. Meraldo Sá ouviu ainda reclamação dos prefeitos em relação ao valor das emendas que os deputados possuem para atender os pleitos dos municipios, que é de R$ 1 milhão de reais por parlamentar, insuficientes para a base dos deputados estaduais.

“Não é fácil administrar os municipios, principalmente os pequenos, diante da falta de recursos, é preciso sensibilizar o governo para que diminua essa desigualdade e possamos efetivamente oferecer melhor qualidade de vida para nosso povo” salientou o presidente da AMM.

Cobrado constantemente pelos gestores por um aumento do efetivo policial nos Núcleos da Policia Militar dos municípios, o Comandante Regional da Policia Militar de Tangará da Serra, Coronel Ribeiro, esteve presente no evento para explicar aos prefeitos que o pleito será atendido a partir de Setembro, quando será concluído um curso de formação de novos soldados.

Três palestras fizeram parte da programação, como a da vencedora do Prêmio Destaque Nacional em Formalização de Empresas como Alavanca do Desenvolvimento, que é prefeita do município de Messias Targino no Rio Grande do Norte. Shirley Targino está em seu segundo mandato à frente do município, e apresentou um vídeo com as mudanças que conseguiu implentar, mudanças estas que transformaram a economia da sua cidade. Em sua palestra ela falou sobre os caminhos percorridos, as dificuldades encontradas e o resultado obtido com o incentivo à abertura de diversos negócios que impulsionaram a economia de Messias Targino.

Zaíra de Melo falou sobre o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae e Paulo de Tarso do programa estadual MT Regional sobre o Panorama da Ovinocultura do Estado de Mato Grosso.

Estiveram presentes os prefeitos José Roberto Torres (Denise), Oscar de Carvalho (Nova Maringá), Wilson Francelino (Barra do Bugres), Farid Tenório (Arenápolis), Silvio Souto (Santo Afonso), Francisco Medeiros (Nova Olímpia), e representantes dos municípios de Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis (Adilson Maragó), Nortelândia (Anita dos Anjos Martins Peron), São José do Rio Claro (Jader José Borges), Sapezal e Tangará da Serra (Vanda Elina Pereira),  o Superintendente da SEDRAF Marcos Aurélio que representou o Secretário de Estado e Deputado Licenciado José Domingos Fraga Filho, o Regional da Empaer e ex-prefeito de Barra do Bugres Arnaldo Pereira, o vice-prefeito de Porto Estrela Arnaldo Brilhardori, o presidente da Câmara Municipal de Posto Estrela, Darci Costa, secretários municipais, vereadores, entre outros.
















Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81936/visualizar/