Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Julho de 2011 às 10:07

    Imprimir


As parcerias firmadas pelo projeto ViraVida, iniciativa do Conselho Nacional do SESI, já rompem fronteiras. Depois de Espanha e Portugal, agora foi a vez da França abraçar o projeto e entrar na discussão sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Na última semana, o presidente do Conselho, Jair Meneguelli, se reuniu com representantes do movimento sindical, ONGs, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e também com o embaixador brasileiro no país, José Maurício Bustani.

Os encontros também contaram com o apoio e a participação do secretário de Políticas Sociais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Expedito Solaney de Magalhães, e do diretor da Força Sindical, Rogério Aquino.

As reuniões tiveram dois objetivos: criar oportunidades de emprego nas empresas com filiais no Brasil para os jovens capacitados pelo projeto, vítimas de exploração sexual; e colocar o tema da violência sexual contra a criança e o adolescente na pauta de discussão dos sindicatos de trabalhadores.

Durante a missão, o Conselho Nacional do SESI, CUT e Força Sindical discutiram ações conjuntas com as ONGs Moviment Du Nid e SCELLES, ligadas ao tema da proteção aos direitos da infância e da juventude, e também com as centrais sindicais Force Ouvrière, Confederátion Générable du Travail (CGT) e Confédération Française Démocratique du Travail (CFDT).

 “Esse é um tema que precisa entrar na pauta da classe trabalhadora e do empresariado. Enquanto a sociedade não estiver unida, milhares de crianças e jovens continuarão sem infância”, afirmou Meneguelli.

Na avaliação dele, os resultados da missão brasileira superaram suas expectativas. “Todas as centrais se comprometeram com alguma contribuição. Seja sensibilizando os trabalhadores franceses que vem para o Brasil, seja fazendo contatos com empresas para garantir empregos aos jovens beneficiados pelo ViraVida”, acrescentou.

Rogério Aquino, diretor da Força Sindical, disse que a entidade, juntamente com a CUT - duas das maiores centrais sindicais do Brasil - já assinaram um termo de cooperação com o SESI, onde garantem apoio ao ViraVida.  “Nós, trabalhadores, apoiamos o projeto e acreditamos que podemos contribuir para a erradicação da exploração sexual”, disse.

Já o secretário da CUT destacou a necessidade prevenir o Turismo Sexual: “o Brasil é a 8ª economia do mundo, mas ainda tem problemas sérios na área social, como o trabalho infantil e a exploração sexual. Precisamos sensibilizar os trabalhadores brasileiros e europeus para conhecer o Brasil de uma forma sustentável, praticando o Turismo Social”.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre o Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Brasil (Violes/2002), 32% dos aliciadores identificados são estrangeiros provenientes da Espanha, Portugal, Holanda, Venezuela, Paraguai, Alemanha, França, Itália, China, Israel, Bélgica, Polônia, EUA e Suíça.

O embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, se mostrou preocupado com a imagem que os turistas franceses podem fazer do Brasil. Na ocasião, se comprometeu a conversar com o cônsul-geral do Brasil sobre o tema e analisar quais ações serão realizadas junto às agências de viagem que vendem pacotes para o País, no sentido de prevenir a exploração sexual. “É um programa magnífico, que sensibiliza a todos. O nosso apoio é certo”.

Além do apoio à empregabilidade, o coordenador do Departamento Internacional da Confederátion Générable du Travail (CGT), Jean Michel Joubier, disse que o projeto foi um incentivo à CGT para dar continuidade às iniciativas de Turismo Social:  “nós temos grande preocupação com o um turismo ético, sustentável. Vamos discutir como podemos sensibilizar os trabalhadores franceses que viajam para o Brasil”.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a exploração sexual é a pior forma de trabalho infantil. O diretor da entidade na França, Jean François Trogrlic, garantiu que será o interlocutor do ViraVida no país.  “Vamos ajudar. Tenho contato com as áreas de responsabilidade social de muitas empresas francesas. Vou apresentar o projeto a elas e pedir emprego para os jovens do ViraVida”.

Cooperação Internacional

Outro resultado da missão será a assinatura de um Termo de Compromisso Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A previsão é que o documento seja assinado no próximo ano, e conte com a participação de entidades governamentais, organismos patrimoniais, empresas e trabalhadores.

A idéia é desenvolver ações específicas de enfrentamento, dentre elas, a elaboração de uma publicação sobre o tema e a criação de um código de conduta, a ser adotado por empresas e sindicatos, nos idiomas francês e português.

Para saber mais sobre o projeto ViraVida, acesse http://www.viravida.org.br/.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81957/visualizar/