Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Julho de 2011 às 09:30

    Imprimir


A ocupação irregular da APP no Distrito Industrial de Cuiabá já ocorre há mais de 2 décadas e estaria ocorrendo com maior presença devido à limitação de expansão do local. Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), a ilegalidade já está em tramitação na Justiça, pois os funcionários que fizeram fiscalização já receberam ameaças. A audiência com o suposto proprietário acontecerá no Juizado Volante Ambiental (Juvam) e também envolve uma empresa.

A coordenadora do Distrito Industrial da Sicme, Maria Lenice Matos Conceição, diz que a invasão é acompanhada desde 2004. A pessoa que se diz proprietária atualmente teria comprado de um terceiro a área. Ela confirma que os servidores do órgão já chegaram a ser ameaçados e a fiscalização compete aos órgãos de meio ambiente.

Ontem, uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esteve no local e conversou com o funcionário responsável pelo desmate. Os fiscais foram informados que o chefe tem propriedade sobre o terreno e, com isso, o órgão notificou para apresentação do documento de posse. Na segunda-feira (1) os servidores terão reunião para discutir o assunto. Devido à greve realizada pela categoria, a assessoria de imprensa da Sema afirmou que precisa se inteirar sobre o andamento do caso na Justiça.

O secretário-executivo da Aedic, Sebastião Rodrigues Monteiro, diz que existem outras 2 APPs no bairro além da desmatada. A atividade pecuária é vetada e a entidade cobra posicionamento para regularização da situação.

Os limites do Distrito são o trevo do Tijucal e a margem da BR-364. Neste ponto, a Sicme estuda abrir estradas para permitir a expansão do Distrito.

Outras indústrias querem se fixar, mas por falta de terreno ficam limitadas. Hoje existem 214 empresas no bairro, voltado para o desenvolvimento econômico e oferta de emprego à população da região, principalmente Cuiabá e Várzea Grande. (AA)





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81965/visualizar/