Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 29 de Julho de 2011 às 20:02

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso vai sediar a IX Conferência Brasileira sobre Qualidade de Energia Elétrica (IX CBQEE), no período de 31 de julho a três de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal. A Conferência vai reunir profissionais, pesquisadores, estudantes e empresários do setor. Serão realizadas palestras, plenárias e sessões técnicas e pôsteres. Promovido pela Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica (SBQEE), o evento é organizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica é o maior evento dedicado ao assunto em toda a América do Sul, e já foi sediada por todas as regiões do país. Até sua quinta edição tinha a designação de Seminário Brasileiro sobre Qualidade da Energia Elétrica. A partir de outubro de 2005, com a fundação da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica (SBQEE), passou a ser denominada como Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica (CBQEE).

Nesta nona edição, os temas norteadores para a apresentação de trabalhos são os seguintes: normas, recomendações, indicadores e limites; fontes de distúrbios, diagnóstico, soluções e técnicas de mitigação; modelagens matemáticas e simulações computacionais; sistemas de monitoramento de parâmetros da qualidade da energia elétrica; protocolos de medição dos parâmetros da qualidade da energia elétrica; formulações de potência sob condições não senoidais; aspectos contratuais e regulamentares do setor elétrico em relação à qualidade da energia elétrica; análise econômica da qualidade da energia elétrica sob o ponto de vista das indústrias e das concessionárias de energia elétrica; análise da eficiência energética no contexto da qualidade da energia elétrica; impactos da conexão de fontes de energia renováveis e da geração distribuída nos sistemas elétricos e seus efeitos no contexto da qualidade da energia elétrica; novas tecnologias para compatibilização elétrica de cargas perturbadoras com os indicadores de qualidade da energia elétrica; sensibilidade e suportabilidade de equipamentos; técnicas de análise de pedidos de ressarcimento de danos ocasionados por distúrbios nas redes elétricas; aplicações e impactos da tecnologia FACTS no contexto da qualidade da energia elétrica; e técnicas para o compartilhamento de responsabilidades sobre os indicadores de qualidade da energia elétrica.

O evento conta com o apoio do governo de Mato Grosso, prefeitura de Cuiabá, grupo Rede Cemat, Eletrobras Eletronorte, Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae)

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8980 ou pelo endereço eletrônico http://www.ufmt.br/cbqee2011/.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82015/visualizar/