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Cidades/Geral
Sábado - 23 de Julho de 2011 às 07:31

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Frota cuiabana está acima da média nacional quando comparada à população local e índice pode ficar maior
Frota cuiabana está acima da média nacional quando comparada à população local e índice pode ficar maior
O Brasil tem um carro pra cada seis habitantes. Em Cuiabá a frota total em julho chegava a 298.026. Dos quais 160.853 são carros e 63.386 motos. Assim, na capital mato-grossense que tem 551.350 habitantes, segundo o censo 2010, há um carro para cada três habitantes. Se levarmos em conta o total de veículos circulando na cidade, teremos, aproximadamente, um carro para cada dois habitantes. É importante levar em conta ainda a frota de Várzea Grande que tem por volta de 95 mil veículos. Cuiabá está muito acima da média nacional.

Na Capital, as vendas no setor crescem constantemente, como aponta o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv/MT). Entre os principais motivos estão a estabilidade financeira da nova classe C, o maior acesso ao crédito e as facilidades na hora da compra. Isso culminou em 16.020 novos veículos emplacados apenas nos seis primeiros meses de 2011. Dos quais 8.413 automóveis, 2.370 são comerciais leves e 4.565 motos.

Os números mostram um crescimento de 4,88% da frota local, entre janeiro e junho de 2011, na comparação com o mesmo período do ano passado. “E até o final do ano é aguardado um aumento entre 5% a 8%”, destaca o presidente do Sincodiv/MT, Paulo Boscolo. Se a expectativa se confirmar, em dezembro de 2011, serão 313.383 veículos circulando pelas ruas de Cuiabá. “Resultando em um total de 1,62 veículos para cada morador da Capital”.

No entanto, como chama à atenção, o crescimento da frota não é acompanhado pelo planejamento de trânsito da cidade. Há anos o trânsito em Cuiabá é caótico. “Nos horários de pico leva-se por volta de uma hora para fazer um percurso que nos em outros períodos do dia se percorre em 20 minutos. Reflexo do alto fluxo de veículos. Além disso, os buracos existentes nas ruas aumentam em tamanho e número dia após dia”.

Outro problema crescente é a falta de vagas de estacionamento no Centro da cidade. Para tal, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Paulo Gasparoto alerta. “Em curto e médio prazo, possivelmente não teremos mais estacionamentos nas ruas e estas, dados os acréscimos mensais de novos carros em circulação, serão apenas para transitar. Vamos imaginar que em dez anos teremos o dobro da atual frota, já que recebemos em média 10 mil carros novos carros a cada três meses”.

SOLUÇÃO - Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), os maiores problemas do trânsito devem ser resolvidos com as obras previstas para a Copa de 2014. Dentre as quais, está a implantação de um sistema de transporte público de massa que atenda às regiões centrais da cidade.

Novas estações de ônibus serão construídas em polos, como os bairros Coxipó, CPA e Porto. As linhas convencionais serão ampliadas conforme a necessidade, mas ficarão restritas às regiões periféricas da cidade. Dessa forma, haverá menos carros nas principais vias, tornando o trânsito mais rápido.

O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Edivá Alves, reforça que os benefícios que a Copa do Mundo de 2014 trará para Cuiabá serão inúmeros. “São obras e investimentos públicos e privados, que de outra forma levariam décadas ou poderiam nem mesmo chegar a acontecer. E Cuiabá, que nos últimos 25 anos ficou sem nenhum tipo de grande investimento ou obra para a área de trânsito e transporte, tem agora a oportunidade de corrigir este problema e obter os investimentos que necessita”, diz.

A proposta do novo sistema de transporte público é oferecer agilidade, conforto e praticidade. Desta forma, o cidadão daria prioridade ao sistema e deixaria seu carro em casa, solucionando também o problema de vagas de estacionamento no Centro da Capital.





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