Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Julho de 2011 às 14:40
Por: Rafaela Maximiano

    Imprimir


Encabeçado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social foi criado na tarde de quarta-feira, 20 de julho, em Cuiabá, o comitê local do projeto "Jogos Limpos dentro e fora dos estádios" que terá o objetivo de mapear ações e obras em Cuiabá e em Mato Grosso voltadas para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e implantar um controle social do dinheiro público empregado.

"Esse comitê cria um espaço de diálogo entre organizações locais que querem atuar por um legado positivo dos investimentos para a realização da Copa do Mundo nas cidades-sedes. O comitê tem liberdade para desenvolver seu plano de ação, mobilizar e articular forças", explica Francisco Sadeck, políticas públicas do Instituto.

O projeto possui parcerias globais com o escritório do pacto global da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial. Parcerias nacionais com 12 instituições entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Em Cuiabá, participam a organização não-governamental Moral, o Movimento de Combate à Corrupção Estadual (MCCE), Associação Brasileira de Engenheiros Civis sessão estadual (Abenc-MT), CUT-MT, CGU, IDC, Associação dos Engenheiros Sanitaristas de Mato Grosso (AESA-MT), AATRAMAT e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MT).

Uma das representantes da ONG Moral, Elda Valim, enfatizou a importância da sociedade civil organizada participar ativamente e o poder que o cidadão comum possui mas não tem consciência. "Diferente de órgãos que têm limitações, ou seja podem investigar até certo ponto, a sociedade civil não tem limites".

Ademar Adams da mesma organização concorda e ressalta a dificuldade de fazer com que o cidadão entenda "o quão importante é manter o controle social, podendo denunciar e exigir", argumentou.

Quanto a participação no comitê os presentes foram unânimes em não limitar o número de entidades interessadas. "A ideia é não ter limite de participantes para nos fortalecermos como sociedade", disse Enock Cavalcanti.

A próxima reunião ficou agendada para dia 18 de agosto, às 18h, no plenário Rubens Paes de Barros Filho, na sede do Crea-MT em Cuiabá.

PARCERIA - O Sistema Confea/Crea está em parceira com o Instituto Ethos desde o lançamento do projeto "Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios" lançado em 23 de março deste ano em São Paulo. Em Cuiabá, no mês de abril uma representante do Instituto compareceu à audiência pública realizada pelo Crea-MT sobre a Copa do Mundo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82666/visualizar/